TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO DE TRABALHO DA PERÍCIA CONTÁBIL

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

CAMPUS: FOZ DO IGUAÇU

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA DE PERÍCIA CONTÁBIL

PROFESSORA: QUEILA FABRIS

DANIELLE DAMIANI STEIN

O MERCADO DE TRABALHO DA PERÍCIA CONTÁBIL

FOZ DO IGUAÇU

2015

  1. RESENHA CRÍTICA

O artigo O Mercado de Trabalho da Perícia Contábil traz como conceito de perícia contábil um conjunto de aplicações técnicas e conhecimentos tecnológicos investigativos que produz um trabalho para auxiliar em uma decisão. Porém alguns autores trazem também como conceito de perícia contábil um conjunto de procedimentos técnico-científicos que tem como objetivo levar elementos de prova para a instância decisória, que sejam necessários para embasar uma justa decisão ou constatação de fato.

A perícia pode se subdividir em perícia contábil judicial, que é aquela que fornece elementos ao juiz sobre a matéria técnica ou científica que exija a avaliação de um especialista, pode ser requerida por uma ou ambas partes. Em perícia Contábil Extrajudicial que é aquela escolhida de forma consensual quando não há litígio, e as partes se comprometem a aceitar o resultado apresentado. Em Perícia Arbitral que consiste numa instância decisória criada pela vontade das partes.

No mercado de trabalho o público-alvo são todas as pessoas físicas ou jurídicas que necessitem de opiniões especializadas da perícia.

No mercado de Perícia Judicial, chama à atenção as milhares de ações ajuizadas, sendo a prova pericial que determina para o juiz decidir sobre o tema. No presente texto apresentam-se as novas situações de litígios que ocorrem no comércio eletrônico, como a aplicação dos direitos dos consumidores nas transações via internet; nas relações de trabalho, como o assédio moral e nas questões ambientais.

O mercado de perícia extrajudicial se faz presente nas operações societárias, que tem como atividades mais recorrentes a quantificação, mensuração, identificação, avaliação, análise ou arbitramento de haveres que explorem atividade econômica. Também se encontra na recuperação e falências da empresa, no sentido de que se for decretado sua insolvência o laudo pericial deve mostrar, de forma clara, os motivos que o levou para isso. E, por ultimo, na detecção de novos tipos de fraudes.

O mercado de perícia arbitral garante as partes o direito de escolher as regras que serão aplicadas na arbitragem. As partes podem se valer de laudos técnicos periciais que deverão conter os mesmos atributos exigidos nas demais fontes da perícia. É um ramo da perícia bastante aplicado no Direito Trabalhista, nos Negócios Internacionais.

Destaquei como pontos fracos deste artigo as definições de perícia arbitral, judicial e extrajudicial, em minha opinião, deveriam ser trazidas mais associações de definições de autores sobre o tema e definições de algumas expressões, como prova pericial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com