TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo globalizado e o desenvolvimento empresarial

Por:   •  7/6/2018  •  Resenha  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

        

O mundo globalizado e o desenvolvimento empresarial tornaram a contabilidade uma das profissões mais necessárias da atualidade, o contabilista se faz presente em todas as esferas sociais, e como braço auxiliador de sua tarefa está a matemática que trazendo conceitos teóricos proporcionam ao profissional da contabilidade encontrar possíveis caminhos capazes de gerar certa segurança e estabilidade a um mercado tão competitivo como o atual.

        A matemática está presente em todas as ramificações da profissão direta ou indiretamente.

        No presente trabalho vamos tratar da importância de seu estudo para graduandos de contabilidade e sua ótica de aprendizagem nos dias atuais, vislumbrando pesquisas e dados fáticos.

DESENVOLVIMENTO

A matemática possui uma linha tênue com o mundo em que vivemos, pois ele prevê o que se passa o teoriza questões relevantes contribuindo, portanto para a resolução de problemas inclusive os contábeis.

A matemática é a base para a aprendizagem de disciplinas como estatísticas, contabilidade de custos, contabilidade gerencial, economia, contabilidade geral, análise de balanços entre outras.

A ciência matemática é de grande importância no cotidiano contábil pois auxilia o profissional a gerenciar os custos e recursos.

A contabilidade é a ciência factual social e a matemática é uma ciência formal, o surgimento das mesmas se confundem apesar de serem ciências diversas. A matemática surgiu com a necessidade de contemplar as quantidades e números e com a evolução social surgiu a moeda que passou a ser necessária a realização de troca de mercadorias, já a contabilidade surgiu como maneira de controlar as riquezas, o que gastava e o que possuía, a contabilidade foi alavancada com o surgimento da moeda.

Durante a revolução industrial as empresas necessitavam mensurar seus gastos com a produção e criou-se então a contabilidade de custos. Posteriormente empresas passaram a necessitar de informações ágeis e criou-se a contabilidade Gerencial que utiliza para gerir os custos a análise de custo/volume/lucro. Já a contabilidade financeira busca atender o fisco e a legislação vigente.

O contabilista deve identificar os custos fixos e variáveis para apresentar a demonstração de resultado pelo custeio variável, constata-se que as funções matemáticas estão inteiramente ligadas ao exercício contabilista.

O papel do professor é de permitir que a matéria chegue aos alunos da maneira mais confortável para ambos, permitindo o uso da criatividade, aplicando vários caminhos a uma solução final.

Em uma empresa a contabilidade é essencial ao seu gerenciamento e tanto a matemática pura quanto a aplicada auxiliam na previsibilidade de resultados o que gera segurança.

As margens de erro que a matemática ensina pé que são aplicadas no dia a dia contábil permitem que o contador utilize soluções adequadas a cada caso.

É perceptível os baixos índices obtidos em matemática em exames e concursos, que são totalmente ligados a leviandade do graduando contábil em perceber a importância da matemática para sua vida prática.

Foi realizado um estudo observacional em Universidades do RJ nos cursos de contabilidade com o objetivo de detectar se os estudantes possuem a plena consciência da importância da matemática para o curso e a relação da mesma para com as demais matérias.

Ao final a pesquisa foi tabulada e constatou-se que os alunos reconhecem que a matemática é importante, porém quanto ao cálculo analítico não reconhecem sua importância na matemática, e afirmam que o não reconhecimento da ligação entre disciplina e o mundo real interfere em sua aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com