TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento Empresarial

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Foi trabalhada em sala de aula a primeira apostila sobre orçamento empresarial, de acordo com a exposição do assunto pelo professor e junto com os debates em sala de aula ficou bem clara essa apostila, onde aborda o orçamento empresarial e a sua importante função nas empresas, é possível ressaltar que tem como principal função analisar as melhores maneiras de alcançar seus objetivos, com estratégias e sua metas bem estabelecidas, e todo um planejamento estruturado.

É importante ressaltar que o orçamento empresarial teve origem na administração pública, seguindo essa observação é possível perceber que o orçamento público e privado são diferentes, sabe-se que o orçamento público é inflexível, onde uma renda destinada para uma determinada área não pode ser remanejada para outra, já no orçamento privado ele é flexível, onde o gestor tem a liberdade de utilizar a sua verba em qualquer área.

Seguindo essa conceituação, é importante destacar as características do orçamento, que são : Projeção para o futuro; a flexibilidade na aplicação e a participação direta dos responsáveis. Cada um das características citadas tem a sua importância, a projeção para o futuro tem a sua predominante importância, pois através dele é possível estabelecer situações futuras de sua empresa, sempre baseadas em dados reais e bem elaborados. Além disso, fica clara o avanço no mercado, e se torna muito importante a empresa ter a sua flexibilidade de se adaptar  às mudanças econômicas do momento. É importante também destacar a participação dos responsáveis da empresa, pois com uma interação geral das partes competentes, o orçamento terá todas as particularidades de determinada área da organização.

Porém, para aplicar e ter o sistema orçamentário, é necessário que a empresa tenha uma estrutura organizacional definida: com níveis hierárquicos, interdependência dos órgãos subordinados, linhas de comunicação ascendentes e descendentes, delegação de autoridade e cobrança de responsabilidade, tudo isso tem que está definido no seu organograma. É essencial destacar os objetivos e metas da empresa, onde tratam do: Roi (taxa de retorno sobre o investimento), as variações no mercado global, a relação ou possibilidade do alcance de um lucro maior que o esperado, e as contribuições sócias que servem como incentivos.

         Antes da adoção do orçamento, é necessário saber se será uma boa opção para sua empresa, e passa de ser de suma importância ter conhecimento sobre suas vantagens que são : a obrigação administrativa que seja planejado economicamente a utilização do seu capital. Sendo possível essa adoção, a empresa tem que conter com todas as informações de forma reais, não podendo trazer nos seus históricos e demonstrações numéricas, informações que não condizem com a realidade.

Por fim, vale destacar algumas funções do sistema orçamentário, como: a função de planejamento, função de controle, função de coordenação, função de organização e de direção. Onde é notável que cada função está ligada a outra e tem a sua importância preponderante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com