TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ANA LUISA MENDES BATISTA RA:2033078

RELATORIO PIM II

BRASILIA DF/2020

INTRODUÇÃO

A realização desse trabalho tem como objetivo a busca dos conceitos, procedimentos  e  técnicas ligadas à gestão econômica, patrimonial, material e matemática aplicada relativas a empresa Natura Cosméticos S.A. Logo feito o relato dos elementos positivos e pontos negativos que precisam ser melhorados pela empresa, baseado nos conhecimentos adquiridos com pesquisas em sites e informações das disciplinas desse trabalho que foram estudados nesse semestre.

A trajetória dessa empresa iniciou-se em 1969 e transformou em umas das maiores multinacional brasileira de cosméticos. Luiz Seabra inaugurou sua primeira e pequena fábrica em São Paulo. Desde então, seu negócio é voltado à construção do Bem Estar, que se manifesta nas relações harmoniosas que um indivíduo estabelece consigo mesmo, com os outros e com a natureza e orientada pela sustentabilidade com o objetivo de gerar um impacto positivo financeiro, social, cultural e ambiental.

A empresa Natura Cosméticos atua no setor de cosméticos, higiene pessoal e beleza.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.ECONOMIA E MERCADO

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

1.1Visão microeconômica

A curva de demanda representa a relação entre o preço de um bem e a quantidade desse bem que os consumidores estão dispostos a adquirir. Assim, para a análise, mantem -se constante as outras variáveis, como renda ou gosto pessoal. Diversos são os fatores que causam o deslocamento da curva, renda, alteração dos preços de bens relacionados ou substitutos, e gosto são algum dos motivos para esse deslocamento.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - mercado ao qual a empresa escolhida como objeto de estudo nesse trabalho está inserida, diversos fatores contribuíram para que o setor tivesse um crescimento acentuado nos últimos anos.

A participação crescente da mulher no mercado de trabalho; aumento da expectativa

de vida; o crescimento de uma cultura voltada para o bem-estar e cuidados pessoais, incorporando cada vez mais o homem nesse mercado; o constante avanço da tecnologia

que faz a produção aumentar e favorecer os preços, que tem um aumento menor nesse

setor do que os preços da economia em geral.

1.2Visão macroeconômica

Para a nona edição do Relatório Anual da Natura, que se refere ao período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008, foi o nível de aplicação A+, o mais alto para o relato do desempenho econômico, social e ambiental.Informações de todas as operações, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com predominância para as atividades no Brasil, onde centraliza a produção e, portanto, concentramos a maior parcela de nosso impacto social e ambiental. Os resultados econômicos englobam todas as operações. Contamos também com dados sobre nosso relacionamento no Brasil com os principais stakeholders: aqueles que definimos como construtores da marca – colaboradores, consultores e consultoras, consumidores, fornecedores e comunidades fornecedoras, comunidades do entorno, governo e acionistas. A coleta das informações para o Relatório Anual envolve diversas áreas da Natura e está em constante processo de evolução. Procuramos assegurar que o sistema de consolidação de indicadores, bem como as entrevistas qualitativas, alcance cada vez mais todas as operações e instâncias da Natura. Vale destacar que a maior parte dos indicadores reflete os impactos da operação no Brasil, que concentra nossa produção. Temos, portanto, espaço de evolução na sistematização dos dados das operações internacionais, que ainda estão em fase de implantação.

2.RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Para entendermos melhor o processo de gestão dos recursos materiais e patrimoniais da organização dessa empresa, vamos conhecer melhor uns tópicos sobre ela.

2.1Fabricação de Produtos

A maior parte da produção da Natura é feita em Cajamar (SP), onde a empresa teve inicio da abertura em 2001, e no Ecoparque, complexo industrial onde são fabricados os sabonetes da marca.

2.2Controle de Estoques

É um dos pontos mais importantes. Prontos, os produtos da empresa vão da fábrica para o centro logístico, em Itupeva, no interior paulista, graças à localização estratégica - fica próximo ao aeroporto de Viracopos e ao Rodoanel, com rápida conexão rodoviária com diversas estradas. Nele, caixas e os pallets são armazenados e o controle do estoque é feito por meio de um software personalizado, que permite gerenciar espaço, tempo e emissões de gás carbônico no transporte até os centros de distribuição.

Alguns processos que garantem a qualidade dos produtos, assim como em sua

distribuição e estocagem, podemos citar alguns procedimentos que são utilizados por essa empresa para garantir as condições de qualidade e segurança de seus produtos. A Descrição e armazenamento claro, para acesso fácil e inspeção das datas de validade, lote, etc. Garantir um controle para que seja aplicado corretamente o FIFO (First In, First Out).

 

 

 

15

 

Rastreabilidade por meio de emissões e controles de notas fiscais. Além disso, a Natura mantém uma Central de Tráfego, que monitora todas as operações logísticas do País, incluindo as unidades produtivas e os centros de distribuição. Esse acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com