TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Contábil No Brasil

Por:   •  29/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

O pensamento contábil no Brasil evoluiu historicamente através de diferentes fases e influências, moldando as práticas contábeis ao longo do tempo. As principais doutrinas contábeis contribuíram para a formação da contabilidade brasileira e influenciaram a maneira como os contadores atuam e são percebidos pelo mercado. Pode-se, portanto, explicar essa evolução fazendo um paralelo e levando em consideração, dentre as principais doutrinas contábeis, a Escola Europeia e a Escola Norte-Americana:

Escola Europeia: No período colonial, a contabilidade no Brasil era fortemente influenciada pelas práticas contábeis de Portugal. A contabilidade era vista mais como uma ferramenta para atender às exigências fiscais do que como uma ferramenta de gestão empresarial. Nesse período, a contabilidade era primordialmente focada na documentação dos fatos econômicos. Já na Escola Europeia pós-guerra trouxe um marco importante, que foi a convergência das normas contábeis brasileiras para as normas internacionais de contabilidade, trazendo uma perspectiva mais alinhada com as práticas internacionais e enfatizando o uso do valor justo na mensuração dos ativos/passivos, e uma maior transparência nas demonstrações financeiras.

Escola Norte-Americana: Com o processo de industrialização e modernização do Brasil, ocorrido especialmente no século XX, houve uma mudança significativa na forma como a contabilidade era encarada. A influência norte-americana trouxe uma abordagem mais gerencial e a contabilidade passou a ser vista como uma ferramenta de tomada de decisão e conceitos como o custo histórico e a mensuração monetária ganharam importância.

Referente ao que o mercado espera dos contadores na atualidade, a evolução do pensamento contábil influenciou as expectativas. Hoje, os contadores são vistos não apenas como profissionais que registram transações financeiras, mas como ''parceiros'' estratégicos das empresas, capazes de fornecer informações valiosas para a tomada de decisões. Podemos supor que o mercado espera dos contadores determinadas habilidades/competências, tais como: domínio técnico e compreensão sólida das normas contábeis, especialmente as internacionais; visão estratégica, pois os contadores devem ir além da mera contabilização dos números e entender o contexto de negócios, ajudando a direcionar decisões estratégicas; tecnologia e inovação, fazendo uso eficaz de tecnologias contábeis, como softwares de automação e análise de dados; habilidade de comunicação, haja vista que a capacidade de explicar conceitos contábeis de forma clara e concisa para diferentes públicos, incluindo não contadores, é vital; ética e integridade, que são cruciais para manter a confiança do mercado e garantir que as informações financeiras sejam precisas e confiáveis; capacidade analítica, pois a interpretação e análise de dados financeiros para fornecer informações assertivas para a gestão são essenciais.

Em suma, podemos afirmar que o pensamento contábil no Brasil evoluiu das práticas coloniais para uma abordagem mais moderna e estratégica, refletindo as mudanças na economia e nas expectativas do mercado. Os contadores atuais são esperados para serem profissionais versáteis, capazes de fornecer informações relevantes para eventuais tomadas de decisões em ambientes de negócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com