TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Contas

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

Rafael Vieira de Oliveira - 2110677

        

Planos de Contas

Disciplina: Contabilidade II

Orientador: André da Silva

Rio de Janeiro, 2019



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 DESENVOLVIMENTO        2

3 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10


1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma área que se estuda e faz a análise do dia a dia de uma empresa, ou algum outro tipo de órgão, entre outras instituições, sendo assim o contador precisa estar apto para as mais diversas situações para orientar aos sócios e funcionários para que assim possa ser feito melhor análise da situação e recorrer a melhor maneira para a solução.

Assim sendo, é preciso saber a melhor forma para análise, e ter conhecimento em ativos que são os bens e direitos, que variam entre circulantes, permanentes, fixos, tangíveis, intangíveis, diferidos, como assim os passivos que são as obrigações e dívidas contraídas pela entidade econômica, que são os circulantes, passivos a longo prazo entre outros.

Também temos as provisões que são valores que financeiramente ainda não foram pagos, mas derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos, provisões contábeis são despesas que, mesmo que ainda não pagas, configuram-se como ocorridas, pelo princípio de competência contábil, a partir do momento que essa perda de ativo ou obrigação se tornam totalmente definida, deixa de ser considerada como provisão contábil.

Referente ainda aos Ativos e Passivos possuímos os contingentes que é uma condição ou situação cujo resultado final, seja favores ou desfavorável, dependendo de eventos futuros incertos, cujo na terminologia contábil, essa definição restringe a situações existentes a data das demonstrações e informações contábeis e efeitos financeiros cujo no futuro pode não acontecer.


2 DESENVOLVIMENTO

Como sabemos a contabilidade existe uma gama de relatórios, Balancete de Verificação, Balanço Patrimonial, Razão entre outros e situações que ocorrem no dia a dia, aonde as situações alteram os dados da empresa, a curto ou longo prazo, seja com lançamentos no Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas ou Despesas.

Temos os Ativos, Passivos, Receitas e Despesas, que no caso, dependendo da situação sofre alteração, e assim no final do período, seja mensal, trimestral ou anual, e com a análise dos relatórios contábeis, através de um contador temos a situação da empresa se obteve lucro ou algum prejuízo, e sendo assim tomar as melhores soluções.

Ativo

O ativo é composto por contas representativas de bens e direitos, colocadas em ordem decrescente de grau e liquidez neles registrados, nos seguintes grupos: ativo circulantes, não circulantes (ativo realizados a longo prazo), ativo permanente, dividido em investimentos, imobilizado, intangível e diferido.

Ativo Circulante

Constitui aquele grupo de contas que representam bens e direitos, suscetíveis de serem convertidos em dinheiro ou de serem consumidos no próximo ciclo normal de operações normais da empresa (geralmente tem-se como base um ano). Os ativos circulantes são: dinheiro em caixa, conta movimento em bancos, mercadorias, depósitos bancários, matéria primas e títulos.

Ativo Permanente

São títulos, bônus, ações, etc., os quais representam investimentos adquiridos de outras empresas ou do Estado, não com a intenção de vendê-los a curto prazo, mas de preservá-los para obter para obter renda, na medida em que o tempo passa, dentro deste grupo podem ser incluídos terrenos quando for com fins especulativos.


Ativo a Longo prazo

Estão representados pelos direitos que possui uma entidade econômica, os quais serão recuperáveis ou exigíveis num prazo maior a um ano, exemplo disto são os impostos a recuperar e contratos de mútuo valor

Ativo Fixo

São os bens e direitos adquiridos pela empresa e os quais são de caráter mais ou menos permanente (duram um longo período) e existe a intenção de utilizá-los em operações normais do negócio e não de vendê-los, os ativos fixos se classificam em tangíveis e intangíveis.

Tangíveis: são constituídos com todas as características dos ativos fixos, ou seja, que possuem materialidade, exemplo disto são prédios, terrenos, mobília, bosques madeireiros, poços de petróleo, etc.

Intangíveis: estão representados pelos direitos de ordem legal ou econômico, os quais têm como característica principal a carência de presença física, como exemplo, podemos citar os direitos autorais, nomes e marcas, patentes, etc.

Ativo Diferido

Classificam-se no ativo diferido as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social, estão compreendidas nesta classificação, entre outras, as despesas da organização, custos de estudos e projetos, despesas pré-operacionais, despesa com investigação científica e tecnológica para desenvolvimento de produtos ou processos de produção e encargos incorridos com a reorganização ou reestruturação da entidade.

Passivo:

Já na conta de passivo é composta por contas representativas de obrigações da empresa assumida com finalidade de realizar suas operações, os seus grupos de contas são: passivo circulante, passivo não circulantes e patrimônio líquido (composta por: capital social, reserva de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reserva de lucros, ações em tesourarias e prejuízos acumulados.

Passivo Circulante: 

Inclui todas aquelas contas que refletem dívidas ou obrigações que a entidade econômica deve eliminar no próximo ano, contas a pagar e impostos a pagar, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com