TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ponto de Equilíbrio Contábil

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

Elaborar resumo, em forma de tópicos, sobre os assuntos: ponto de equilíbrio, modelos de sistemas de redução de custos e aumento da produtividade. Além dos materiais lidos conforme Passo 1, os capítulos 7 e 8 do Livro-Texto auxiliarão a equipe no cumprimento deste passo.

Ponto de Equilíbrio:

O ponto de equilíbrio representa o nível de volume de vendas no qual a receita da empresa será igual aos seus gastos totais. A receita que corresponde aos gastos totais da empresa é chamada de Receita de Equilíbrio. A consequência é que qualquer nível de vendas inferior ao ponto de equilíbrio significara perdas, representando, inversamente, lucros, quaisquer níveis de venda que excedam a Receita de Equilíbrio.

Ponto de equilíbrio significa o faturamento minimo que a empresa tem que atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro neste ponto.

Ponto de Equilibrio Contabil:

Volume de venda necessário para cobrir o s custos variáveis (custo + despesas) e custos fixos (custos + despesas), isto é, receita total é igual ad custo total. Neste nível a empresa está operando com lucro igual a zero.

Ponto de equilíbrio Econômico:

Volume de venda suficiente para cobrir os custos variáveis (custos + despesas) e custos fixos (custos + despesas) e a parcela de retorno (lucro) desejado.

O lucro  desejado poderá ser determinado pelos acionistas através de percentuais.

Ponto de equilíbrio financeiro:

Recuperação das despesas desembolsáveis, volume de venda suficiente para cobrir os custos variáveis (custo + despesas) e custos fixos (custo + despesas) que representem desembolso.

O ABC – Custeio por Atividade é um sistema de custeio baseado na análise das atividades expressivas desenvolvidas na empresa. O Sistema ABC deve ser entendido como um complemento dos sistemas tradicionais de custos.

Conforme Eller (2000, p.82), “o Custeio Baseado em Atividades parte da premissa de que as diversas atividades desenvolvidas geram custos e que os produtos consomem essas atividades”.

Com o alvo de reduzir o custo total do período de vida de um produto, os empenhos devem ser concentrados nas atividades que ocorrem anteriormente ao início da sua produção. Esse é o procedimento da maioria das empresas industriais ao efetuar a análise do custo do ciclo de vida ao apurar o seu custo-meta.

Custeio Baseado em Atividades (ABC):

O ABC – Custeio por Atividade é um sistema de custeio baseado na análise das atividades expressivas desenvolvidas na empresa. O Sistema ABC deve ser entendido como um complemento dos sistemas tradicionais de custos. A sua adoção não provoca na substituição dos sistemas de custos (custeio por absorção ou custeio direto) atualmente em uso na maioria das empresas.

Centro de interesse e objetivos:

O interesse do sistema ABC concentra-se no estudo dos gastos indiretos (custos e despesas), uma vez que os custos primários, a mão-de-obra, o material direto e outros custos diretos, diretamente atribuíveis aos bens e serviços produzidos, não apresentam problemas de custeio que não possam ser satisfatoriamente contornados pelos sistemas de custos convencionais.

Pressuposto Fundamental:

Os sistemas tradicionais de custeio partem do pressuposto de que são os bens e serviços produzidos pelas empresas que consomem recursos e, assim, geram custos. Por isso os gastos indiretos acumulados nos departamentos produtivos são rateados entre bens e serviços produzidos para fins de atender a sistemática do custeio por absorção.

As duas fase do sistema:

Na primeira fase, os gastos o correspondem aos recursos consumidos são atribuídos ás diretas atividades identificadas como significativas, essa operação denomina-se “custeio de atividade”.

Na segunda fase, o chamado custeio de “objetos”, o custo das atividades apurados na primeira fase são atribuídos aos produtos, serviços, clientes ou qualquer outro “objeto” que pretenda custear.

Determinação do ponto de equilíbrio:

O ponto de equilíbrio pode ser determinado mediante o procedimento gráfico ou do procedimento aritmético.

Procedimento gráfico:

No procedimento gráfico, as receitas, os gastos fixos e variáveis são demonstrados no eixo vertical, e o volume na linha horizontal. O ponto de equilíbrio é aquele na qual a linha da receita intersecciona a linha de gasto total.

Procedimento aritmético:

O método aritmético de determinação da Receita de Equilíbrio perde do procedimento gráfico em termos de expressão visual, mas, ganha em termos de simplicidade por dispensar réguas, esquadros e habilidades especiais para o desenho.

A formula básica da Receita de Equilíbrio:

Receita de Equilíbrio = Total dos gastos fixos

Total dos gastos variáveis

Total das vendas liquidas

Intervalo significativo:

O Intervalo significativo visa delimitar graficamente a área de real validade da relação gasto – renda - volume demonstrada na análise. A delimitação dessa área varia de empresa para empresa, representando basicamente, o intervalo dos níveis de atividade para os quais os gastos fixos da empresa deverão manter-se inalterados.

Venda de mais de um produto:

A análise do Ponto de Equilíbrio requer cálculos adicionais quando mais de um produto é produzido e vendido. Os diferentes preços de vendas e gastos variáveis podem resultar em margens de contribuição diferentes. Como consequência, o ponto de equilíbrio muda dependendo da proporção dos produtos vendidos, o que denominamos de mix de vendas.

Limitações da análise do ponto de equilíbrio:

Essas limitações ocorrem, basicamente, das hipóteses mais ou menos simplistas utilizadas na elaboração dos gráficos de determinação do Ponto de Equilíbrio:

1 Os gastos fixos são constantes, por isso, apresenta-se, sempre, como uma paralela ao eixo horizontal dos sistema.

2 A relação “gastos variáveis-volume” permanece exatamente a mesma, qualquer que seja o nível de atividade considerado.

3 Quaisquer que sejam os níveis de vendas, os preços de venda permanecerão constantes, ou seja, as receitas evoluem também linearmente.

4 A composição das vendas (mix) mantém-se constante, qualquer que seja o volume de vendas considerado.

5 Os níveis de estoque permanecem estáveis por causa da perfeita sincronia entre produção e vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com