TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Sociologia

Por:   •  10/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

        Portfólio de sociologia

  1. Durkheim um dos pais fundadores da Sociologia, propôs que o objeto de estudo da Sociologia é o fato social, que possui três característica – coercitivo, generaliza e exterior. A pobreza é um fator social, conforme o conceito do autor? Justifique  a partir das três características apresentadas na teoria do autor.  

       A pobreza não é vista como um fator social  na visão de David Émile Durkheim. Logo, veremos que de acordo com Durkheim, ela é vista como um resultado de decisões tomadas pela sociedade anteriormente.

       De acordo com Durkheim “a vida social é uma sucessão ininterrupta de transformações, paralelas a outras transformações nas condições da existência coletiva”. Tudo tem um inicio, com a pobreza não seria diferente, se hoje ela é presente mundialmente na vida cotidiana de muitos, é ocasionada pelas transformações sofridas ao logo do tempo, que a cada dia abrange mais pessoas. Os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam a grandes desigualdades (Papa Francisco; 2016).

       Segundo Karl Marx, “a história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes”. Tendo em vista os argumentos apresentados, a parti do momento em que houver uma distribuição mais justa de renda e bens de serviço, a pobreza pode caminhar para o seu fim.

  1. Weber, também considerado um dos fundadores da Sociologia, propõe que esta ciência tem como objeto de análise a ação social e  dividiu a ação social em 4 tipos: ação social com relação afins, ação social com relação a valores, ação afetiva e ação tradicional. O combate governamental á pobreza é uma ação social? De que tipo?Justifique sua resposta com base na teoria do autor.

Segundo pesquisas feitas o combate do governo a pobreza é sim uma ação social com relação afins.

De acordo com José Serra “Num pais dividido entre poucos ricos e muitos pobres, a forma de promover justiça não pode ser apenas o assistencialismo”. Pode-se afirma que o governo vem  buscando combater a pobreza sofrida na sociedade atual, criando ações para beneficiar os mais pobres como, o bolsa família, o Brasil sem miséria entre outros.

A ação social com relações afins, buscar um fim ou resultados positivos aos mais carentes, devolvendo a eles o valor humano mas, para a sociedade necessita de mais mudanças para que alem do valor humano elas tenham a dignidade de uma vida melhor vivendo de igual com a sociedade.

  1.  De que forma o autor do texto sugere que a pobreza pode se amenizada? Qual o papel dos governos em diminuir as desigualdades sociais?

         

         Pode-se afirma que o autor espera que a pobreza possa ser amenizada e controlada  com a criação de metas.

         A pobreza é um fenômeno multidimensional. Antes vista apenas como carência de renda, a noção de pobreza e desenvolvimento tem se ampliado consideravelmente no pensamento econômico recente (MEIER;STIGLITZ,2001). Cabe ao governo tomar medicas para diminuir a pobreza e abolir a desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com