TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Avaliação de empresas e custo de capital

Por:   •  18/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

O estudo aborda o processo de Avaliação de empresas e custo de capital, apresentado o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) como a técnica mais comum para a avaliação de uma empresa. Com o FCD é possível trazer, para o presente o valor de uma empresa, ao aplicar uma taxa de desconto. A taxa de desconto é o custo de capital utilizado em uma análise de retorno. Mais especificamente, denota o custo de oportunidade dos fundos relacionado ao projeto ou à empresa em questão. O custo de oportunidade dos fundos é o rendimento esperado sobre um investimento alternativo com o mesmo risco.

Os mercados de capital é uma outra forma de definir o custo de capital. Isso se deve ao fato de os mercados de capital serem o lugar onde encontramos o “investimento alternativo com risco idêntico”.

O custo de oportunidade dos fundos se compõe de duas partes fundamentais: o valor cronológico e o prêmio de risco. O valor cronológico representa o rendimento que os investidores recebem por serem pacientes, mas sem correr nenhum risco. O prêmio de risco é o rendimento adicional esperado que os investidores demandam por correr riscos.

O modelo de precificação de ativos de capital (Capital Asset Pricing Model ou CAPM), nos dá um modo de definir e medir o risco. Trata de uma maneira de encontrar uma taxa de retorno exigido que leva em conta o risco sistemático ou risco de mercado (único risco pelo que podem ganhar um prêmio de risco) por meio do coeficiente beta, que é o coeficiente de uma regressão linear dos rendimentos de um determinado ativo arriscado sobre os rendimentos de mercado.

O Weighted Average Cost of Capital (WACC) ou custo médio ponderado de capital (WACC) é um outro método que é amplamente utilizado como taxa de desconto nas avaliações de fluxo de caixa. A composição do WACC representa a média ponderada dos custos de dívida e capital. A formula do WACC é:

WACC = (D/V)kd(1-t) + (E/V)ke

Onde kd e ke são os custos de dívida e capital, respectivamente, D e E são os valores de mercado de dívida e capital, respectivamente; V = D + E e t é a taxa corporativa de impostos.

Devido ao fato de que os projetos e as empresas não serem negociados, mas as ações sim, podemos utilizar uma média ponderada dos betas de dívida e capital para obter um beta de ativos e logo utilizar o CAPM para calcular kx ou utilizar uma média ponderada dos custos de dívida e capital e estimar kx como o WACC.

Idealmente, o custo da dívida em um cálculo de WACC deve ser o rendimento esperado sobre uma obrigação negociada, de taxa fixa e a longo prazo, de uma qualidade de crédito que corresponda às razões de estrutura de capital incorporadas na fórmula de WACC.

Para o Custo de capital o CAPM é o método mais comum para estimar o custo de capital. A equação básica é:

ke= E(re) = rf + βe (EMRP)

Onde ke denota o custo de capital, que equivale ao rendimento esperado de equilíbrio sobre o capital, isto é, E(re), rf indica a  taxa sem risco para os fluxos de caixa em dólares de Estados Unidos se deriva dos rendimentos sobre obrigações do Tesouro de Estados Unidos βe o beta das ações da empresa em questão e EMRP e o Prêmio de risco de mercado de capital, representa a diferença entre a taxa de retorno esperada do mercado e a taxa de retorno livre de riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com