TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Orçamento de Capital

Resenha: O Processo de Orçamento de Capital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Resenha  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 7

Objetivo Geral

Constituir uma base científica para a definição dos investimentos de longo prazo para a organização;

Objetivos Específicos

Determinar os investimentos iniciais necessários para a realização de um projeto;

Compreender o papel das técnicas no processo de orçamento de capital;

Calcular, interpretar e avaliar o período de payback;

Calcular, interpretar e avaliar o valor presente líquido;

Calcular, interpretar e avaliar a taxa interna de retorno;

O Processo de Orçamento de Capital

Os Investimentos a longo prazo representam gastos substancias de fundo que comprometem uma empresa com determinada linha de ação. Em conseqüência, ela deve ter procedimento para analisar e selecionar adequadamente seus investimentos de longo prazo. Deve ser capas de medir os fluxos de caixa e aplicar técnicas de decisão apropriadas. O Orçamento de Capital é o processo de avaliação e seleção de investimento de longo prazo compatível com o objetivo de maximização da riqueza do proprietário da empresa.

Etapas do Processo de Orçamento de Capital

O processo de Orçamento de Capital compreende cinco etapas distintas, mas interdependentes:

1. Geração de Propostas: As propostas são feitas em todos os níveis de uma organização e revistas pelo pessoal do financeiro. Aquelas que envolvem desembolsos substanciais são examinadas mais cuidadosamente que as menos caras.

2. Revisão e Análise: Efetuam-se a revisão e análise formal para avaliar a adequação de propostas e determinar sua viabilidade econômica.

3. Tomada de Decisão: As empresas costumam delegar a tomada de decisão de gasto de capital com base em limites de valor monetários. Geralmente, cabe ao conselho de administração autorizar gastos alem de certo valor. Com freqüência, os gerente de unidades produtoras recebem poderes para tomar as decisões necessárias para que a linha de produção continue funcionando.

4. Implantação: Após a aprovação, os gastos são realizados e os projetos, implantados. Os gastos com um projeto de grande porte frequentemente ocorrem por fases.

5. Acompanhamento: Os resultados são monitorados, e os custos e os benefícios efetivos são comparados aos que eram esperados. Pode ser preciso intervir quando os resultados diferem do que havia sido projetado.

Todas as etapas do processo são importantes. Entretanto, em estudos realizados, a etapa 5 (acompanhamento) é em geral ignorada, e tem a finalidade de fazer com que a empresa aumente continuamente a precisão de suas estimativa de fluxo de caixa.

Investimento Inicial

Vejamos agora como determinar o Investimento Inicial de um projeto com base, neste caso, às saídas de caixa relevantes a ser consideradas quando se avalia um gasto de capital proposto. O Investimento Inicial ocorre na data zero - momento o qual o gasto é feito. É calculado subtraindo-se todas as entradas de caixa na data zero de todas as saídas de caixa que ocorrem nessa data.

Custo Instalado do Novo Ativo:

É o valor desembolsado para adquirir e instalar um novo equipamento. Conforme a representação da fórmula, é encontrado somando-se seu custo às despesas de instalação. É o desembolso líquido exigido para a sua aquisição.

Recebimento depois do Imposto de renda com a venda do ativo antigo

Diminui o Investimento Inicial do novo ativo e os recebimentos correspondem à diferença entre o produto da venda do antigo ativo e quaisquer pagamentos ou devoluções de imposto de renda relacionado à sua venda. Os recebimentos com a venda do antigo ativo correspondem aos fluxos líquidos de entrada gerados pela venda. Esse montante é expresso depois de deduzidos quaisquer custos incorridos no processo de remoção do ativo. O produto da venda de um ativo normalmente está sujeito a algum tipo de imposto. O imposto sobre a venda do antigo ativo depende da relação entre o preço de venda, o preço de compra e o valor contábil.

Ganho de Capital:

É a diferença, a maior, entre o preço de compra e o preço de venda do ativo.

Depreciação Reavida

Parcela do preço de venda acima do valor contábil e que representa recuperação da depreciação anteriormente contabilizada.

Perda na Venda do Ativo

Valor pelo qual o preço de venda é inferior ao valor contábil.

Valor Contábil:

Valor Contábil do Ativo é dado pelo seu custo total inicial, menos a depreciação acumulada.

Valor contábil = custo instalado do novo ativo – depreciação acumulada

Variação no Capital de Giro Líquido:

A diferença entre as alterações nos ativos circulantes e as alterações nos passivos circulantes de uma empresa, (será tratado com mais profundidade mais a frente). Para o momento é válido explicar apenas o seguinte:

Estas variações ocorrem em decorrência da mudança no volume de atividade da empresa. Se a empresa adquiriu uma máquina com maior capacidade de operação ela certamente terá em conjunto um aumento em seus estoques, contas a receber e a pagar, e terá também alterações em seu fluxo de caixa.

Em geral, os ativos circulantes aumentam mais que os passivos circulantes, do que resulta em um investimento adicional em capital de giro líquido, tratado com saída inicial.

Depreciação:

Redução periódica do valor contábil dos bens de uma empresa, em função de desgaste, avanço tecnológico, e outras causas afins.

Exemplo:

Uma indústria está tentando determinar o investimento inicial necessário para substituir uma máquina antiga por uma mais moderna e com maior capacidade de produção. O preço de compra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com