TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de auditoria

Por:   •  19/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Trata-se de auditoria referente ao contrato  XX/2007 para aquisições de passagens áreas para atender viagens de serviço da empresa XXXXX, sendo a contratada, a empresa Picaretas Ltda para execução de todo processo de fornecimento de bilhetes.

No referido, foi estabelecida clausula que previa a compra das passagens pelo menor preço através de acordo comercial firmado com Cia aérea Gol, pelo acordo no caso de se adquirir passagens com a aquela Cia, o teto do valor a ser pago ao se adquirir passagens para qualquer destino não poderia ultrapassar a menor tarifa praticada ou valor superior a 50% do que o registrado na tarifa S (R$ 500,00), entre as duas sempre o menor valor, desde que o pedido fosse recebido pela empresa Picaretas Ltda com antecedência mínima de 15 dias. Caso contrário, seria praticada a aquisição pela menor tarifa disponível no dia da compra. 0

Dos trabalhos de auditoria

Achado  1

Metodologia adotada: Revisão analítica com analise documental.

Verificou-se que dos bilhetes comprados em dezembro/06 e janeiro/07, aproximadamente 75% das aquisições foram efetuadas através da empresa aérea TAM, em desconformidade com o contrato que previa a aquisição preferencialmente pela Gol passagens aéreas.

Achado  2

Metodologias adotadas: Inspeção in loco das rotinas administrativas adotadas pela empresa contratada ( Picaretas Ltda), circularização e entrevistas.

Baseado na constatação do achado 1, efetuou-se verificação in loco na empresa Picaretas Ltda, no dia 12 de fevereiro de 2007, onde:

  1. Foi feita uma entrevista com as atendentes responsáveis pela compra das passagens aéreas requisitadas, na qual foi informado que elas estavam orientadas a retirar as passagens pela empresa Tam e somente na existência de indisponibilidade de assentos na referida empresa, a compra seria efetuada em outras empresas aéreas.
  2. Em 13 de fevereiro de 2007, emitimos pedido de informação 10, o qual solicitamos a confirmação dos fatos levantados na visitação in loco.
  3. Em 15 de fevereiro de 2007, a empresa respondeu ao supracitado pedido de informação, o qual transcrevemos abaixo:

“ ....orientamos nossas atendentes a retirar os bilhetes de passagem aérea pela empresa TAM, devido ao fato de haver maior flexibilidade na remarcação das  passagens.”

Achado 3

Metodologias adotadas: Análise documental.

Constatamos através da análise de 441 bilhetes adquiridos no período de 2007 à 2010, que 88% dos bilhetes foram comprados através da empresa TAM LINHAS AEREAS, sendo que 100% desse quantitativo foram adquiridos na classe Y tarifa cheia (R$ 900,000).

Achado 4

Metodologias adotadas: Análise documental.

Constatamos através da análise de 441 bilhetes adquiridos no período de 2007 à 2010, que os benefícios de prêmios de milhagens de passagens aéreas não estão sendo e nunca foram revertidos a empresa contratante, sendo inclusive utilizados pelos funcionários da empresa contratada em viagens particulares.

Identificamos nesse caso que houve falha na elaboração do Contrato, devido ao fato do mesmo não conter clausula de previsão quanto a forma de devolução de benefícios provenientes de programas de milhagens a empresa contratante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com