TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO PERÍCIA CONTÁBIL

Por:   •  1/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO PERÍCIA CONTÁBIL I

Tema comum a todos os grupos: A contabilidade como profissão. Ramos de atuação do contador. Ética, moral e direito. Diferença entre ética e moral. Tomadas de decisão entre o legal e o moral.

O contador é o profissional que executa diversas tarefas relacionadas à questões financeiras, tributarias, econômicas e patrimoniais de uma empresa, ele esta presente em todas as fases do empreendimento. O contador pode sugerir maneira de melhorar operações financeiras para redução de custos, administrar o negócio com mais eficiência e melhorar a receita da empresa, o papel desse profissional, vai alem de fazer contas e assume a responsabilidade estratégica para manter a regularidade de uma organização, especialmente no âmbito tributário, ele é responsável por atividades cruciais para que a empresa cumpra a legislação e tenha um bom retorno financeiro e cresça sem desperdiçar recursos. Qualquer empresa independente do tamanho, precisa de um profissional na área contábil.

O profissional de contador tem que ter muita responsabilidade, atenção e ética, e para seguir a carreira é preciso ter graduação em Ciências Contábeis e o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O contador pode atuar de forma autônoma ou como funcionário de contabilidade e em empresas públicas e privadas, ou em organizações não governamentais.

Alguns ramos de atuação do contador são:

Gestão de empresas: antes mesmo da abertura da empresa, o contador orienta o empresário sobre as questões tributarias e registra a firma junto aos órgãos públicos para conseguir o alvará de funcionamento, somente a partir disso que a organização pode iniciar suas atividades. Após isso ele pode elaborar o contrato de trabalho e reunir toda a documentação necessária para a contratação de funcionários, e ser responsável mensalmente pelo fechamento da folha. Quanto à parte financeira da empresa o contador deve estar por dentro de toda a movimentação, sendo responsável por elaborar as demonstrações financeiras obrigatórias, algumas delas são mensais e outras anuais.

Auditoria contábil: Averigua se as atividades desenvolvidas pela empresa, estão de acordo com o planejamento e se estão pertinentes a legislação especifica, assegura que as demonstrações contábeis estão em conformidade com os princípios contábeis, e destaca para analistas e investidores pontos considerados da empresa. Identifica deficiências e apresenta recomendações para melhorar.

Atuária: Caracteriza na área do conhecimento que analisa os risco e expectativa, financeiras e econômicas, principalmente na área de administração de seguros e fundos de pensão, aplica se a conhecimentos específicos da matemática estatística e financeira.

Controladoria: Responsável pela organização, avaliação e armazenamento das informações da empresa, verifica qual é o planejamento estratégico de crescimento da empresa e os padrões de qualidade estabelecidos, tem por objetivo de auxiliar os gestores nos processos de decisão através do controle fiscal, financeiro e de desempenho nos planejamentos das organizações.

Contador Setor Público: Desempenha um papel fundamental na administração e no uso do dinheiro para manter os serviços públicos, tem um envolvimento maior com as investigações financeiras. A sua atuação é fundamental para garantir que as praticas contábeis estejam de acordo com a legislação.

        Contador no setor acadêmico: O bacharel em ciências contábeis pode atuar como professor em escolas de curso técnico e superior. Alem disso, pode realizar palestras, pesquisas contábeis, escrever artigos, livros, boletins ou revistas.

        Consultoria: É responsável pelo controle do movimento financeiro, no que se refere a apuração de impostos e de taxas referente  a prestação de serviços e produtos. A consultoria contábil pode se dirigir a aconselhar empresa quanto à forma de administrar seus recursos financeiros, em função de recolhimento de impostos.

        Pericia contábil: Responsável por analisar e reunir materiais que servirão como provas em um processo judicial ou extrajudicial, nessa área o trabalho do contador exige muita responsabilidade, pois pode ajudar a definir o futuro de uma empresa ou organização.

Ética, moral e direito. Diferença entre ética e moral. Tomadas de decisão entre o legal e o moral.

Podemos definir que a ética é como o estudo e a reflexão sobre os princípios da moral, das regras de conduta aplicadas a alguma organização ou sociedade. Enquanto a moral se refere às regras de conduta que são aplicados à determinado grupo, em determinada cultura. Uma maneira fácil de lembrar-se da diferença entre moral e ética é que a moral se aplica à um grupo, enquanto a ética pode ser questionada por um indivíduo.

A ética é normalmente consistente, embora pode mudar caso as crenças de um indivíduo mudem ou dependendo de determinada situação.

Uma pessoa poderá ir contra sua ética para se ajustar a um determinado princípio moral, como por exemplo, o código de conduta de sua profissão.

Podemos dize também que a ética se refere ao conjunto de valores e princípios que guiam determinado grupo ou cultura. Assim, norteia o caráter das pessoas e como elas irão se portar no meio social.

Apesar disso, a ética não deve ser confundida com a lei, pois pessoas não sofrem sanções ou penalidades do Estado por não cumprirem normas éticas.

O conceito de ética também pode significar o conhecimento extraído da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional. Portanto, a ética pode refletir e questionar valores morais.

A ética é responsável por definir certas condutas do nosso dia-a-dia. É o caso dos códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão.

Considerando a escassa investigação em que o objeto de análise são os futuros decisores (estudantes), avalia-se em que medida a intensidade moral, e as suas dimensões, está associada à tomada de decisão ética. Foram igualmente consideradas a variável ideologia ética, religiosidade e sociodemográficas (idade e género), como fatores potencialmente associados. Desenvolveu-se um estudo quantitativo, com recurso a questionário. Os resultados confirmam parcialmente as expetativas dos autores e do quadro teórico subjacente, dado que identificam algumas associações entre a intensidade moral, a religiosidade e os atributos sociodemográficos e a tomada de decisão ética. São apresentadas reflexões sobre as implicações na estrutura curricular dos cursos de gestão e recomendam-se estudos adicionais, para melhor compreender os fatores subjacentes à tomada de decisão ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com