TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Contábil

Por:   •  23/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

Conteúdo: Conceito de Controladoria, Controller, Processo de Gestão

- Orientações e Descrição da Tarefa: Realizar uma reflexão sobre o artigo proposto e apresentar um relatório que conste:

Como ocorre o processo de gestão detalhando cada fase?

Como a Controladoria apoia este processo de Gestão?

Quais seriam os impactos para empresa caso desprezasse a participação da controladoria?

O relatório deve conter elementos referentes a o texto base.

        A origem da Contabilidade está associada ao processo de evolução dos meios sociais de produção que aconteceram com o avanço da indústria. A Contabilidade pode ser dividida em fiscal, gerencial e Financeira. Alguns autores acreditam que a primeira a surgir foi a Contabilidade gerencial, devido ter o objetivo de controlar o patrimônio, ou seja, de registrar toda movimentação do patimônio. Desta forma, na contabilidade gerencial o principal tema é a Controladoria, que se origina a partir de uma carência de explicar e entender os eventos e encontrar opções estrátegicas para alcançar os objetivos de uma organização.

        A Controladoria fornece informações úteis e adequadas para tomada de decisão.  O controller é o responsável por acompanhar cada decisão de cada setor da empresa dando suporte interno e gerenciar o processo de informação para os usuários externos. Além disso, ele é encarregado por liderar o planejamento estratégico e o orçamento empresarial, fornecendo dados essenciais que as organizações necessitam para o planejamento, controle e tomada de decisão.

        A gestão é a atividade de gerenciar e administrar as funções de planejamento, organização, direção e controle para que sejam feitas com eficácia e eficiência. Segundo CHAGAS e VELANI (2013), o modelo de gestão “pode ser visto como um conglomerado de normas, princípios e conceitos com a finalidade de nortear e servir de referência para orientar os gestores nos processos de planejamento, tomada de decisão e controle”. Então, o modelo de gestão pode ser usado como uma forma de ajudar a organização atingir seus objetivos, sendo constituido por um conjunto de diretrizes, crenças e valores sobre o modo de gerencia-la.

O processo de gestão ocorre em etapas, sendo elas: o planejamento; a execução e o controle. A primeira fase é o planejamento em que estabelece um plano de ação analisando a situação atual da empresa e também prepara, organiza e estrutura um determinado objetivo da empresa. O planejamento é uma etapa fundamental que se divide em estratégico e operacional, enquanto o estratégico define as políticas, as diretrizes e os objetivos para o cumprimento da missão e o desenvolvimento da empresa, já o operacional é vinculado ao controle, gerando os meios necessários para que as diretrizes do planejamento estratégico sejam realizadas.

A segunda fase é a execução em que as ações que foram estabelecidas no planejamento são implementadas, procurando atingir os objetivos e metas traçadas o planejamento operacional. A terceira fase é o controle que procura assegurar que os objetivos e metas planejados anteriormente se realizem de acordo com o que estava previsto.

Ao analisar a controladoria percebe-se que a mesma apoia a avaliação de desempenho empresarial, disponibiliza informações relevantes e necessárias que possibilita uma melhor tomada de decisão. Assim, a controladoria apoia o processo de gestão forncendo ferramentas que minimizam os riscos, indicando a viabilidade econômica dos planos traçados, de maneira objetiva e imparcial, tendo uma visão generalista. Essa area do conhecimento facilita o controle operacional através de monitoramento das tarefas da empresa e assessora a administração para que definam as melhores estratégias a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com