TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tributo do Pecado

Por:   •  29/5/2021  •  Artigo  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

O terceiro setor é formado por fundações privadas e associações de interesse social, aonde pessoas com interesse social, mas sem fins lucrativos atuam de forma voluntária com a sociedade civil a fim de aperfeiçoamento. Tal setor se preocupa com o desenvolvimento social tendo a consolidação de valores democráticos.

Atualmente as organizações foram desafiadas a se superar devido o vírus que assolou o país, que poderia ter sido prejudicado pela falta de apoio do Estado, no qual em alguns momentos não fornece recursos para as mesmas se manterem e continuarem seus trabalhos.

Graças ao isolamento social algumas classes tiveram dificuldades de adquirir alguma renda, considerando a falta de recurso em casa e o atraso de contas ocasionado devido esse fenômeno. Nesse momento de dificuldade vimos a importância do terceiro setor ao arrecadar certa quantia para doações, ajudando assim famílias que passavam por dificuldade, tendo em vista que tais instituições conseguem ter alcance das comunidades mais vulneráveis.

A Definição do terceiro setor dos outros tipos de organizações são 5 atributos que qualificam tais organizações como de terceiro setor.

O primeiro atributo é ser formalmente constituída no qual a organização precisa ter regras e procedimentos definidos, ou seja, os artigos de seu estatuto para que assim ela possa resistir por um período mínimo de tempo.

O Segundo atributo é ter uma gestão própria, ou seja, não pode ter nenhuma influência externa seja do governo ou do mercado devendo assim ser rígida pelo seu próprio procedimento interno.

O terceiro atributo as organizações do terceiro setor deve ser sem fins lucrativos, logo os excedentes das doações ou caso ela tenha alguma receita vindo de alguma atividade ela não poderá ser reinvestida aos dirigentes, ela deverá ser usada para atividades-fim da organização, ou seja, ela não pode distribuir como por exemplo dividendos aos seus investidores.

Já o quarto atributo tais organizações devem ter uma estrutura basica não governamental, logo ela não pode ter interferência do governo em suas decisões, devendo assim ser autônomas em suas decisões não tendo nenhuma influência externa.

Por último o quinto atributo é a mão de obra voluntaria, onde é preciso ter um mínimo de pessoas para que a própria organização consiga existir, para isso ela precisa ter alguma atividade com fins não lucrativo proposta pela presidente ou vice-presidente da mesma.

Já faz muito tempo que as organizações do terceiro setor deixaram de ser um resíduo do primeiro setor (estado) ou do segundo setor (mercado), pois hoje essas organizações tem uma dinâmica própria no qual contribuem para o socio econômico da região ou em uma comunidade que precisam de algum apoio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com