TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são ativos imobilizados?

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que são ativos imobilizados?  

São bens físicos utilizados nos negócios da entidade, com vida útil superior a um ano e não destinados a venda, usados na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel ou fins administrativos e que se espera utilizar por mais de um período. Ex.: terrenos, edifícios, máquinas etc.  

2. Como é feita a mensuração de um imobilizado?  

É feita a partir dos seus elementos de custo, como seu preço de aquisição, impostos e despesas de instalação.

3. O que é depreciação? Quando e de que forma ela ocorre?  

Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Ela ocorre a partir do momento que um ativo está disponível para uso e geralmente por  retiramento do uso, fim da vida útil, entre outros fatores.  

4. O que é valor residual?  

É o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.  

5. O que é Redução ao Valor Recuperável do Ativo?  

É quando o valor contábil de um ativo excede seu valor recuperável (imparidade),  que é o maior valor entre o valor líquido de venda e valor de uso .  Ou seja, quando o valor contábil é maior do que deveria.

6. Quando o valor contábil de um item do ativo deve ser baixado?  

Quando por ocasião de sua venda ou quando não há expectativa de benefícios econômicos futuros com a sua utilização ou alienação.      

7. Cite uma situação especial em que a receita da baixa de um imobilizado pode configurar no valor total das receitas.  

Quando a venda do mesmo pertence as atividades operacionais da empresa, por exemplo quando se vende itens do ativo imobilizado que eram mantidos para aluguel a terceiros, tornando-os disponíveis para venda (estoque), entrando assim no total de receitas após a baixa.

8. Qual o tratamento especial que deve ser dado para as partes dos ativos que estão sujeitas a reformas, revisões e outros custos relevantes não anuais?  

Esses gastos devem ser incorporados ao valor contábil do ativo por aumentar sua vida útil e capacidade de produção, e sua depreciação calculada sobre sua vida útil econômica futura.

9. O que uma entidade deve divulgar sobre seu imobilizado?  

Devem divulgar os critérios de mensuração utilizados, os métodos de depreciação utilizados, as vidas úteis, o valor contábil bruto e a depreciação acumulada, a conciliação do valor contábil no início e no final do período demonstrando adições, ativos classificados como mantidos para venda , aquisições por meio de combinações de negócios, aumentos ou reduções decorrentes de reavaliações ,provisões para perdas de ativos, reversão de perda por redução ao valor, entre outros.

10. Quando cessa a depreciação de um ativo?  

Quando o ativo é incluído em grupo de ativos classificado como mantido para venda ou baixado, após ser retirado do uso para venda, por obsolência ou fim da vida útil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com