TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é contabilístico

Tese: O que é contabilístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Tese  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

1. Explicar e conceituar o que é perícia contábil.

Perícia é o ato de analisar de maneira apurada um determinado acontecimento, a fim de esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras do mesmo ou o estado, alegação de direitos ou a estimação do objeto de litígio ou processo, tal analise só pode ser feita por profissional especializado e legalmente habilitado.

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade, a perícia contábil é “o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo a emissão de laudo sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado”.

2. Qual é a metodologia usada em perícia contábil?

O Laudo Pericial Contábil deve ser efetuado somente por contador habilitado e devidamente registrado em Conselho Regional de Contabilidade.

É uma peça escrita, na qual o perito-contador deve visualizar de forma abrangente o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos.

O perito-contador deve registrar no Laudo Pericial Contábil os estudos, as pesquisas, as diligências ou as buscas de elementos de provas necessárias para a conclusão dos seus trabalhos.

No encerramento do Laudo Pericial Contábil, deve ser apresentado de forma clara e precisa as suas conclusões.

O Laudo Pericial Contábil deve ser uma peça técnica elaborada de forma sequencial e lógica, para que o trabalho do perito-contador seja reconhecido também pela padronização estrutural.

ESTRUTURA

O Laudo Pericial Contábil deve conter, no mínimo, os seguintes itens:

a) identificação do processo e das partes;

b) síntese do objeto da perícia;

c) metodologia adotada para os trabalhos periciais;

d) identificação das diligências realizadas;

e) transcrição dos quesitos;

f) respostas aos quesitos;

g) conclusão;

h) identificação do perito-contador;

i) outras informações, a critério do perito-contador, entendidas como importantes para melhor esclarecer ou apresentar o laudo pericial.

ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS

Omissão dos Fatos - o contador não pode omitir nenhum fato relevante, encontrado no decorrer de suas pesquisas ou diligências.

Conclusão – na conclusão considerar as formas explicadas nos itens abaixo:

a) a conclusão com quantificação de valores é viável em casos de: apuração de haveres; liquidação de sentença, inclusive em processos trabalhistas; dissoluções societárias; avaliação patrimonial, entre outros;

b) pode ocorrer que na conclusão seja necessária a apresentação de alternativas condicionada às teses apresentadas pelas partes, casos em que cada parte apresentou uma versão para a causa, o perito deverá apresentar ao juiz as alternativas condicionadas às teses apresentadas, devendo ser identificados os critérios técnicos que lhes deem respaldo. Tal situação deve ser apresentada de forma a não representar a opinião pessoal do perito, consignando os resultados obtidos, caso venha a ser aceita a tese de um ou de outro demandante, como no caso de discussão de índices de atualização e taxas;

c) a conclusão pode ainda reportar-se às respostas apresentadas nos quesitos;

d) a conclusão pode ser simplesmente, elucidativa quanto ao objeto da perícia, não envolvendo, necessariamente quantificação de valores.

3. Quais são as qualidades de um perito?

O profissional que executa a perícia contábil precisa ter um conjunto de capacidades, que são suas qualidades. Entre elas estão:

1. Legal - A capacidade legal é a que lhe conferem o título de bacharel em Ciências Contábeis e o registro no Conselho regional de Contabilidade.

2. Profissional - A capacidade profissional é caracterizada por: conhecimento teórico da contabilidade; conhecimento prático das tecnologias contábeis; experiência em perícias; perseverança; perspicácia; sagacidade; conhecimento geral de ciências afins à Contabilidade; índole criativa e intuitiva.

3. Ética - A capacidade ética é a que estabelece o Código de Ética Profissional do Contador e a Norma do Conselho Federal de Contabilidade.

4. Moral - A capacidade moral é a que se estriba na virtude das atitudes pessoais do profissional.

O exercício da perícia contábil depende de formação superior, de sólidos princípios e conhecimento prático razoável. O perito precisa ser um profissional habilitado, legal, cultural e intelectualmente, e exercer virtudes morais e éticas com total compromisso com a verdade.

A qualidade do profissional quase sempre dita à qualidade do trabalho que executa. Existem requisitos essenciais para que uma perícia seja considerada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com