TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Por:   •  8/4/2019  •  Artigo  •  4.733 Palavras (19 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

Disciplina: Teoria da Contabilidade                

Professor: Odair Corrêa do Nascimento

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Introdução

O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como sendo o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da contabilidade.

Examinamos melhor essa definição: informação estruturada significa que a Contabilidade não fornece as informações de forma dispersa e apenas seguindo as solicitações imediatas dos interessados: mas, sim, que o faz de maneira estruturada, dentro de um esquema de planejamento contábil em que um sistema de informação é desenhado, colocado em funcionamento e periodicamente revisto, tendo em vista parâmetros próprios.

Assim, as operações da entidade à qual se está aplicando à Contabilidade são estudadas minuciosamente , sendo então desenhado o Plano e Manual de Contas para a contabilização sistemática das operações rotineiras da entidade, ao mesmo tempo em que são delineados os principais tipos de relatórios (demonstrações) que devem sair do processo contábil.

Esses relatórios devem atender às necessidades:

  1. dos usuários externos (bancos, eventuais investidores etc.);
  2. dos usuários internos à entidade (administradores, funcionários etc.).

Usuários e suas necessidades de Informação

        As informações contábeis são utilizadas por uma vasta gama de pessoas e entidades com as mais variadas finalidades. Dentre esses usuários destacam-se os investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público em geral. Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer alguma das suas diversas necessidades de informação. Esses usuários são classificados em duas categorias: Internos e Externos.

Usuários externos: para esses usuários a contabilidade fornece as informações contidas nas tradicionais demonstrações contábeis, como Balanço Patrimonial (que reflete a posição das contas em um determinado momento). Demonstração do Resultado do Exercício – DRE (uma demonstração de fluxos econômicos), Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC (demonstrações de fluxos financeiros), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos – DOAR, Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados – DLPA, Demonstração do Valor Adicionado – DVA e outras. Essas demonstrações serão estudadas em capítulos posteriores.

  Dentre as principais necessidades dos usuários externos incluem-se a dos:

  1. Investidores: os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz – eles necessitam de informações para ajuda-los a decidir de se devem comparar, manter ou vender investimentos. Os acionistas também estão interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos.
  2. Credores por empréstimos: estão interessados em informações que lhes permitem determinar a capacidade da entidade pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.
  3. Fornecedores e outros credores comerciais: estão interessados em informações que lhes permitem avaliar se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos. Os credores comerciais provavelmente estarão interessados em uma entidade por um período menor do que os credores por empréstimos, a não ser que dependam da continuidade da entidade como um cliente importante.
  4. Clientes: tem interesse e informações sobre a continuidade operacional da entidade, especialmente quando tem um relacionamento a longo prazo com ela, ou dela dependem como fornecedor importante.
  5. Governo e suas agências: estão interessados na destinação dos recursos e, portanto, nas atividades da entidade. Necessitam também de informações a fim de regulamentar a atividade das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatística semelhantes.
  6. Publico: as entidades afetam o público de diversas maneiras. Elas podem, por exemplo, fazer contribuição substancial à economia local de vários modos, inclusive empregando pessoas e utilizando fornecedores locais. As demonstrações contábeis podem ajudar o público fornecendo informações sobre a evolução do desempenho da entidade e os desenvolvimentos recentes.

Usuários Internos: já para os usuários internos à entidade, interessam, além das demonstrações citadas que, como ponto de partida, também subsidiam os tomadores internos de decisões, outros tipos de relatórios que aliem conceitos e informações derivantes do sistema de Contabilidade Financeira (geral) – que produz os relatórios tradicionais, a outros derivantes da Contabilidade de Custos, da Administração Financeira, da Administração da Produção e outras disciplinas que apresentam conceitos importantes para a tomada de decisões.

Nem sempre tais tipos de relatórios podem ser incluídos no sistema contábil de forma a serem rotineira e repetitivamente editados. Incluem-se entre tais tipos de relatórios:

  1. Comparação entre custos orçados (ou padrão) e reais;
  2. relatórios para decisões tais como:
  1. fabricar versus adquirir;
  2. orçamento de capital;
  3. expansão da fábrica;
  4. criação de diversões;
  5. relatórios sobre mix de produtos e serviços etc.

Em maior ou menor grau, tais tipos de relatórios deverão utilizar outros conceitos além dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, tais como: Custos de Oportunidade, taxas de juros e de desconto, custos de reposição, custos imputados e econômicos, noções e cálculos de risco econômico e financeiro e muitos outros.

Dentre as principais necessidades dos usuários internos incluem-se a dos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (550.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com