TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos De Estudo Da Contabilidade

Trabalho Universitário: Objetivos De Estudo Da Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  3.363 Palavras (14 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 14

1. Objetivos de Estudo da Contabilidade

A Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões. Nos Estados Unidos, por exemplo, as informações contábeis são produzidas principalmente para os pequenos e médios investidores, enquanto que no Brasil são destinadas principalmente ao Fisco, não havendo muita transparência nos demonstrativos contábeis.

O estabelecimento dos objetivos da contabilidade pode ser feito na base de duas abordagens distintas: ou consideramos que o objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a contabilidade deveria ser capaz e responsável pela a apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário. O dever de demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas é da contabilidade. O resultado apurado deve ser economicamente exato. O objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informação útil para a tomada de decisões econômicas.

A contabilidade também pode ser definida como sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade.

2. Campo de Aplicação da Contabilidade

O campo de aplicação da contabilidade consiste no ramo de estudo dos contabilistas, ou seja, no que eles trabalham. Com efeito, tal campo de atuação se traduz nas entidades econômico-administrativas como um todo.

Podemos definir essas entidades como sendo as organizações dotadas de capital e patrimônio, geridas por ação administrativa em relação a atividade de pessoas, e que apresentam um fim determinado.

Com relação ao fim que se destinam, as entidades econômico-administrativas podem ser classificadas como: Entidade com fins econômicos: Chamadas empresas, visam lucro, a fim de preservar e aumentar seu patrimônio próprio (empresas comerciais, indústrias, etc.); Entidades com fins econômicos: São chamadas de instituições, visam reter seus resultados em benefícios de seus integrantes (associações, sindicatos, etc.); Entidades com fins sociais: Não tem fins lucrativos, se destinam a fim em prol do interesse coletivo (Entes Federados, ONG’S, etc.);

3. Conceituar a Contabilidade

O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registo que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.

Presentemente, às empresas não interessa apenas o registo histórico dos factos patrimoniais. Também a previsão do futuro é um facto relevante da gestão moderna. A contabilidade já não é entendida apenas como um elemento de simples recolha e interpretação de dados históricos, mas também uma técnica eficiente de gestão. De facto, a gestão moderna não se limita a conhecer o passado e o presente. Devido a diversos fatores, entre os quais os acréscimos concorrenciais, torna-se necessário, cada vez mais, conhecer/prever o futuro a fim de estabelecer objetivos, e planear a atividade mediante uma prévia seleção das diversas alternativas possíveis. Para isso são necessários elementos de diverso tipo que fundamentem essas escolhas - os dados fornecidos pela contabilidade constituem um importante auxiliar no fornecimento desses elementos. Por outro lado, depois de estabelecidos os objetivos e formulado o planeamento, existe a necessidade de estabelecer formas de controlo de gestão e mais uma vez a contabilidade surge como um importante auxiliar fornecendo os elementos indispensáveis a esse controle.

4. Objetivo da Contabilidade

Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam deduzir sobre as tendências futuras da mesma.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

Para tal, devem ser observados dois pontos:

As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo deduções em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas, Quadros Complementar ou Livros adequados.

A contabilidade tem íntimo relacionamento com os aspectos jurídicos aos quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

5. Resumo do texto: O Objetivo da Contabilidade

5.1. Brenda Paixão

Contabilidade: Sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Sistema de informação: Conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.

Usuário: Pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade seja preferencial ou externo.

Informação da natureza econômica: Deve ser considerada a visão do que seja econômico pela contabilidade, ou seja, a demonstração do resultado.

Informação da natureza financeira: fluxos de caixa, capital de giro, entre outros.

Informação de natureza física: Complemento aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com