TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Da Contabilidade

Monografias: Objetivos Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  3.508 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Curso: Ciencias Contábeis

Professor: Roberto

Aluno: Merodac Baladã Pinheiro Pereira

Teoria da Contabilidade

Questionário Capítulo 1

1) Como podem ser considerados os objetivos da Contabilidade

Podemos considerar como o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações e dados aos usuários, para que assim eles possam tomar decisões. A essência da contabilidade não mudou, desde os primórdios ela continua a mesma, o que muda é que pra cada tipo de usuário, deve ser fornecidas informações que realmente seja importantes, não só fatos ocorridos, mais informações capazes de serem utilizadas como predições sobre eventos e tendências futuras, porém que isso aconteça é necessário que se estude o usuário e saiba quais informações de fato deve ser maximizada.

2) Qual a meta mais importante a ser maximizada pelo acionista com participação acentuada ( digamos mais de 10%) no capital da empresa

A principal meta do acionista com grande participação são ; fluxo de dividendos, valor de mercado da ação e lucro por ação.

3) Os vários tipos de usuários estão interessados em fluxo futuros (de caixa,resultado, ou de capital de giro liquido) Qual o motivo Ate que ponto é válida a informação contábil sobre eventos passados e atuais para inferir com a relação de eventos futuros?

Os demonstrativos financeiros são utilizados como instrumento de predição sobre eventos futuros, analisando seus históricos, desde de que as informações passadas tenham sido colhidas com métodos adequados de mensuração e que seja importante e válida para estimar o que ocorrerá no futuro, em situações semelhantes já ocorridas.

Tudo será considerado uma estimativa e levando em consideração tendências, isso não quer dizer que não possa haver interferência de outros fatores externos, como por exemplo; aumento ou queda da taxa de juros, inflação.

4)O modelo decisório do tomador de decisão sobre influencia da qualidade e quantidade, de informação existente. Se estudássemos o modelo decisório para determinar a informação que será fornecida, não criaria isto um circulo vicioso Como amenizar esse impasse?

Sim, criaria um circulo vicioso, porque se partirmos de informações já predeterminadas, fixaríamos apenas nessas informações. O interessante é que se tenha um sistema de informação contábeis que armazene o máximo de informações possíveis, e que os relatórios contábeis tradicionais sejam acompanhados de quadros informativos suplementares demonstrando informações históricas e preditivas. Esse sistema de informação contábil deve ter capacidade de gerar relatórios de exceção para finalidades informativas especiais.

5)Compare por meio de um quadro resumo as várias abordagens da teoria da contabilidade.Analise suas vantagens e desvantagens.Porque na opinião do autor, é a abordagem sistêmica a que fornece maiores perspectivas para a Contabilidade

Vantagem Desvantagem

Abordagem Ética

Defende a busca de uma contabilidade justa e verdadeira, sem manipulação

É subjetiva, pois é difícil definir o que é justo e não enviesado, e além do mais apresenta um modelo único de informações que deveria ser justo a todos os usuários, sem se preocupar com as várias necessidades diferentes dos usuários.

Abordagem Comportamental

Dá ênfase, para que as informações contábeis devem ser feitas sob medida, de forma com que os usuários reagissem pra tomar as decisões corretas

Defende que as informações contábeis devem ser feitas com base em procedimentos empírico e não ao procedimento contábil conceitualmente correto. É subjetiva.

Abordagem Macroeconômica

Utiliza-se de interferências que favorecem e atingem determinados fins econômicos.

Pode resolver a situação provisoriamente, porém foge de princípios, postulados, normas e procedimentos para se apurar o verdadeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com