TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Independente: Análise das conformidades dos relatórios de auditoria independente

Por:   •  7/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

1 TÍTULO : Auditoria Independente: análise das conformidades dos relatórios de auditoria independente de 10 empresas do ramo...

2 INTRODUÇÃO

2.1 TEMA DE PESQUISA:

O tema deste artigo será sobre Auditoria.

2.2 CONTEXTUALIZAÇÃO – JUSTIFICATIVA E PROBLEMA

A auditoria tem como principal objetivo examinar os documentos contábeis de uma entidade para verificar se as informações que estão sendo lançadas seguem as normas da legislação vigente. As demonstrações contábeis devem refletir exatamente a situação que a empresa se encontra, e com a auditoria isso será verificado, assim como se também estão seguindo os princípios fundamentais e normas que a contabilidade exige. Os auditores devem adotar procedimentos de acordo com as normas de auditoria, sempre buscando obter a verdade dos fatos demonstração nos documentos, livros e relatórios emitidos pelas empresas.

Desse modo, faz-se necessário ter total entendimento dos procedimentos adotados, as fases existentes na auditoria, como planejar, executar e registrar as opiniões para que fique compreensível para a sociedade, que está ligada de alguma forma com aquela entidade, ter acesso e saber interpretar esses relatórios. Com isso elaborou-se o seguinte problema: Como devem ser apresentados os relatórios de auditoria independente, e os tipos de opiniões segundo a legislação?

3 OBJETIVO

3.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo deste trabalho é analisar os relatórios de auditoria independente e se estão de acordo com a legislação vigente.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Definir auditoria e seus principais objetivos;

b) Esclarecer as fases da auditoria;

c) Analisar se o relatório apresentado para a empresa está em conformidade com as normas;

d) Analisar os tipos de opiniões apresentadas nos relatórios.

4. REVISÃO DA LITERATURA

Auditoria

Dentro de uma empresa (sociedade) existe a obrigatoriedade de apresentar as demonstrações contábeis e divulgar adequadamente e de forma clara para a sociedade em geral. A opinião expressa pelos auditores é crucial para o entendimento e veracidade das informações contidas nessas demonstrações.

Segundo Crepaldi (2012, p 1) “a auditoria torna-se elemento fundamental no sistema de informações, medição de desempenho e prestação de contas da administração”.

Objetivo da Auditoria

O objetivo da auditoria é confirmar que todas as informações das demonstrações contábeis refletem o dia a dia de determinada entidade. Crepaldi (2012) aponta que o objetivo da auditoria é um processo onde o auditor irá verificar se a entidade auditada está registrando corretamente suas operações nas demonstrações financeiras.

A auditoria externa é executada por um auditor independente, que não deve fazer parte do quadro de funcionários da empresa, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com