TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBRIGATORIEDADE DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.830 Palavras (16 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 16

        [pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC)        4

2.1        OBRIGATORIEDADE DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA        4

2.3        MÉTODOS PARA ELABORAÇÃO DA Demonstração DO FLUXO DE CAIXA        5

2.4        ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DO FLUXO DE CAIXA        7

3        ÍNDICES DE RENTABILIDADE        9

4        PLANO DE NEGÓCIO        12

5        ELABORAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA DA EMPRESA CIA BABY JOY – MÉTODO DIRETO        13

6        RELATORIO DE FLUXO DE CAIXA CIA BABY JOY        14

7        CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16



  1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma das mais antigas ciências analisadas pelo homem e consecutivamente vem sendo utilizada como ferramenta de aplicação e técnica. Não surgiu de conceitos filosóficos ou por força de legislação fiscal ou societária, mas sim da necessidade e técnica dos gestores do patrimônio das entidades.

Pensando nessas mudanças desenvolvemos esse portfólio com o objetivo fazer uma análise das demonstrações de fluxo de caixa sua importância, aplicação e seu desenvolvimento, seja ele pelo método direto ou indireto. O Fluxo de Caixa é uma ferramenta que lhes permite apreciar e controlar os ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações), reconhecer os resultados sejam eles lucros ou prejuízos, alcançar dados sobre os produtos e serviços mais lucrativos, e analisar a evolução do seu patrimônio.

A importância da Contabilidade se constata no cotidiano dos cidadãos. Todos nós ao fazermos nossas contas para saber se o salário ou provento que vai receber será suficiente para pagar nossas contas, estamos diretamente fazendo a nossa Contabilidade.

Por isso, é impossível que micro, pequenas e médias empresas consigam sobreviver sem Contabilidade.


  1. DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC)

A DFC admite análise dos dados financeiros e sua utilização, em determinado tempo. Para a contabilidade, projetar o fluxo de caixa evidencia todos os pagamentos (direito) e recebimentos aguardados em um determinado período de tempo, é a ferramenta que permite ao administrador financeiro projetar, preparar, classificar, administrar e controlar os recursos financeiros de sua empresa em um determinado período além de ser uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador de determinada empresa nas tomadas de decisões.

As demonstrações contábeis devem ser realizadas através de notas explicativas, demonstradas por quadros analíticos, de fundamental importância para evolução patrimonial da empresa. As notas devem conter descrições e avaliações de elementos patrimoniais e das práticas contábeis adotadas, das reavaliações, dos ônus sobre ativos, de ajustes dos anos anteriores, do capital, detalhamentos de dividas a longo prazo e vários outros lançamentos que podem detalhar a vida financeira e contábil da empresa. Preservando sempre a liquidez imediata.

  1. OBRIGATORIEDADE DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

No Brasil, a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, estabeleceu, no art. 176, as demonstrações contábeis obrigatórias que deveriam ser apresentadas pelas companhias, sendo elas:

  • (BP) balanço patrimonial;
  •  (DLPA) demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
  •  (DRE) demonstração do resultado do exercício e;
  • (DOAR) demonstração das origens e aplicações de recursos.

No § 4º do art. 176, foi ressaltado que as demonstrações contábeis obrigatórias seriam complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou, ainda, demonstrações contábeis necessárias para o esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício. As empresas que, normalmente, publicavam a DFC de forma espontânea no Brasil, como uma informação acessória, eram as que possuíam ações nas bolsas de valores.

Entretanto no Brasil a DFC passou a ser obrigatória com a criação da Lei 11.638/07, a qual institui obrigatoriedade para as sociedades de grande porte, substituindo a Demonstrações de Origens e Aplicação de Recursos (DOAR).

A Lei n° 11.638, de 27 de dezembro de 2007, tornou obrigatória a elaboração e publicação da DFC, a partir de 01 de janeiro de 2008, sendo o demonstrativo regulamentado em nível nacional, conforme Quintana (2009), por meio do Pronunciamento Técnico CPC 03, aprovado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis e pela Resolução nº 1.125, do Conselho Federal de Contabilidade, que aprovou a NBC T 3.8 – Demonstração dos Fluxos de Caixa.

Objetivos da Demonstração do Fluxo de Caixa - o fluxo de caixa é de suma importância para a empresa, pois através dele é verificado se a empresa possui capacidade de gerar caixa e a necessidade de utilização de seus recursos. O objetivo da DFC é fornecer informações relevantes sobre os fluxos financeiros de pagamentos e recebimentos alcançados pela empresa, no exercício.

A DFC propicia a elaboração de um melhor planejamento financeiro, de forma que não ocorra excesso de Caixa, mas que se mantenha o montante necessário para fazer face aos compromissos imediatos. Também permite descobrir o momento de quando buscar empréstimos para cobrir a insuficiência de fundos, bem como quando aplicar no mercado financeiro o excesso de recursos (IUDÍCIBUS, MARION e FARIA 2009, p. 187).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com