TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS DE CONTABILIDADE

Por:   •  28/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITOS DE CONTABILIDADE

Contabilidade é a ciência tem por objetivo o estudo das variações ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades para qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio, sendo assim que através das informações uteis para as tomadas de decisões.

Ela ainda abrange um conjunto de técnicas para controlar o patrimônio das organizações com a aplicação do seu grupo de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios, medindo, interpretando e informando os fatos contábeis aos donos das empresas.

As movimentações existentes no patrimônio de uma entidade são registradas pela Contabilidade em forma de relatórios informando aos interessados como está indo a situação da empresa. Que através dos relatórios são analisados os resultados e ai que são tomadas decisões em relação as ações futuras.

A Contabilidade é a responsável pela escrituração (registro em livros próprios) e análise dos resultados apurando os lucros ou prejuízos em determinado período.

Na verdade, o que nos interessa é a empresa e não as demonstrações contábeis. As demonstrações contábeis são apenas canais de informação sobre a empresa, tendo como objetivo principal subsidiar a tomada de decisão. O que devemos trabalhar com informações de boa qualidade para chegarmos a um relatório de análise com o esmero necessário. Para Assaf Neto (2010. P.35) “a análise de balanços visa relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a posição econômico-financeira atual, as causas que determinaram a evolução apresentada e as tendências futura.” Em outras palavras, através da análise de balanços extraem-se informações sobre a posição passada, sobre a posição atual, e fornece subsídios para a projeção da posição futuro da empresa. Matarazzo (2010, p. 1) afirma que “a Análise de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões.” As demonstrações financeiras fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A Análise de Balanços transforma esses dados em informações e será tanto mais eficientes quanto melhores informações produzir. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Elaboração: Profº.Francisco Almeida Barroso 2 A análise das Demonstrações Contábeis, portanto, têm por objetivo observar e confrontar os elementos patrimoniais e os resultados das operações, visando o conhecimento minucioso de sua composição qualitativa e de sua expressão quantitativa, de modo a revelar os fatores antecedentes e determinantes da situação atual, e, também, servir de ponto de partida para delinear o comportamento futuro da empresa. É importante ressaltar que a análise das demonstrações contábeis, amplamente aceita no meio acadêmico e empresarial, compreende duas categorias distintas: A Análise Financeira, que possibilita a interpretação da saúde financeira da empresa, seu grau de liquidez e capacidade se solvência; e a Análise Econômica, que possibilita a interpretação das variações do patrimônio e da riqueza gerada por sua movimentação. Tanto a análise financeira quanto a econômica são elaboradas e avaliadas sob vários pontos de vistas distintos, conforme a necessidade e amplitude de cada usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (213.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com