TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIREITOS HUMANOS

Por:   •  30/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estácio de Sá

Direito – Nova América

Direitos Humanos (ARA0082)

Turma 1005

Prof.ª Clara Brum

Instruções: (leia com atenção)

  • A Prova contém 7 questões, todas obrigatórias, valendo 1,0 ( um) ponto cada.  Você terá até, impreterivelmente, 24h do horário do início da aula, para entregá-la, exclusivamente, no Teams – item “trabalhos”.
  • A resposta de cada questão objetiva deve ser colocada  no local indicado.
  • As questões discursivas requerem a elaboração de um breve texto, sem abreviações, desenhos, imagens etc.
  • A fonte Arial/Times, tamanho 12, deve estar na cor preta.
  • Respostas em cores diferentes não serão corrigidas.
  • Trechos copiados, sem indicar autoria, dos PPT de aula e/ou internet, ou colocados como resposta ao indagado, sem comentários e desenvolvimento, serão desconsiderados.

Boa prova!

_______________________________________________________________________

Parte I. Questões objetivas. Coloque a letra escolhida no local para resposta.

1. O Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos - PIDCP foi adotado na XXI Sessão da Assembleia Geral da ONU, em 1966. No Brasil, o Congresso Nacional aprovou o Pacto por meio do Decreto Legislativo n. 226 de dez de 1991,  em vigor em 1992. Neste pacto encontramos:

  1. Os Estados-partes no presente Pacto reconhecem o direito de toda pessoa à educação.
  2. Toda pessoa privada de sua liberdade deverá ser tratada com humanidade e respeito à dignidade inerente à pessoa humana.
  3. Criou o mecanismo de monitoramento dos Estados Partes, realizado pelo Conselho Econômico e Social por meio da recepção de relatórios dos Estados Partes.
  4. Concordam ainda que a educação deverá capacitar todas as pessoas a participar efetivamente de uma sociedade livre, favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações.

Resposta: _________

2. (MP/2015 - adaptada) Considerando-se o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, primeiro tribunal penal internacional permanente,  entende-se por “crime contra a Humanidade” atos cometidos no quadro de um ataque generalizado ou sistemático contra qualquer população civil, salvo o de:

  1. Crime de homicídio.
  2. Crime de extermínio.
  3. Crime contra a honra.
  4. Crime de Apartheid.

Resposta: _________

3. (UEG/2013 - adaptada) Estudamos que os direitos fundamentais se aplicam a todos os indivíduos, independentemente de sua nacionalidade, sexo, raça, credo ou convicção político-filosófica. Tal afirmação versa sobre a relação entre Direitos Humanos e Estado, consolidando o Princípio da

  1. Razoabilidade
  2. Universalidade
  3. Imprescritibilidade
  4. Proporcionalidade

Resposta: _________

4. (OAB - adaptada) O padrasto de uma jovem, rotineiramente, abre sua correspondência física e entra em sua conta de e-mail sem autorização, ainda que a jovem seja maior de idade. Diante de tal fato, a jovem busca apoio na organização de direitos humanos em que você atua.

Com base no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (PIDCP), assinale a opção que indica o esclarecimento correto que você, como advogado(a), pode prestar no caso.

  1. O Pacto prevê a prevalência do poder familiar nas relações familiares e, como a conduta do padrasto tem a concordância da mãe da jovem, ainda que seja inconveniente, essa conduta não pode ser considerada uma violação de direitos.
  2. O Pacto assegura o direito à privacidade nas relações em gerais, mas nas relações especificamente familiares admite ingerências arbitrárias se forem voltadas para a proteção e o cuidado.
  3. O Pacto dispõe que ninguém poderá ser objeto de ingerências arbitrárias ou ilegais em sua vida privada, em sua família, em seu domicílio ou em sua correspondência.
  4. O Pacto é omisso em relação à prática de ingerências arbitrárias na vida privada e na família, tratando apenas da proteção da privacidade na vida pública e em face da conduta do Estado.

Resposta: _________

5. (VSP/2015 -  adaptada) Os tratados e convenções internacionais quer versem sobre direitos humanos ao serem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (150.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com