TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RELATÓRIO CONTÁBEIS FINANCEIROS

Por:   •  17/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

RELATÓRIO CONTÁBEIS

FINANCEIROS

Outubro 2020

[pic 4]

Elaborado por: Marcos Paulo da Silva

Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma: 02


Introdução

Os relatórios contábeis- financeiro tem por objetivo demostrar informações contábeis, que sejam uteis aos seus gerentes e investidores para tomada decisão ou para seus credores e fornecimentos de recursos para a empresa.

Esses relatórios contábeis podem ajudar nas tomadas de decisão em compras de material ou insumos para uma determinada empresa, manutenção do imóvel ou até venda por desvalorização, ou compra e vendas de ações para investidores. Assim ajudando nas tomadas de decisões sobre taxas, prazos e garantias que ajudaram a empresa nas suas escolhas.

Os interesses por esses relatórios variam muito, contendo vários envolvidos entre sócios/acionistas, fornecedores, instituições financeiras, clientes, governo, acionistas minoritários, empregados.

Os relatórios para análise econômica e financeira da empresa, tem como base os seguintes relatórios:

Balanço patrimonial (BP); Demonstração dos resultados do exercício (DRE); Demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL); Demonstração dos fluxos de caixa (DFC); Demonstração do valor adicionado (DVA); entre outros relatórios.

O balanço patrimonial e composto por uma estrutura, e tem por objetivo realizar a demonstração contábil qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da empresa. Já a demonstração do resultado do exercício (DRE) são relatório contábil desenvolvido em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa, e tem por “objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses”. O A DMPL são relatório contábil que tem por objetivos informa as mudanças no patrimônio líquido de uma empresa em determinado período, mostra a movimentação dos recursos da empresa de onde eles vêm e param onde eles vão, assim tendo mais controle sobre o exercício.

A DFC pode ajudar no controle de entradas e saídas de recursos da empresa durante um período. E serve para apoiar nas tomadas de decisão e melhorar todo o controle do fluxo de caixa.

A DVA tem de pôr o objetivo demonstrativo contabilidade que mostra a forma real do valor gerado por uma empresa me um período, também demostra suas distribuições entre os que participam da empresa.

 Para a realização das Análise econômico-financeira são utilizados Critérios de análise sendo eles: análise vertical; análise horizontal; indicadores econômico-financeiros.

Já Análise horizontal são indicadores que mostram desempenho da empresa junto ao sei desenvolvemos “sobre a situação econômica, financeira e operacional dessa empresa”. Com objetivo em analisar valores das demonstrações Financeiras da empresa se elas aumentaram ou diminuíram em relações a períodos anteriores.

A Análise vertical tem por objetivo analisar a “participação percentual de cada um dos itens das demonstrações contábeis em relação ao somatório de seu grupo”. No entanto a analise vertical gera mais informações para os indicadores econômicos e financeiro, e ela tem por objetivo analisar o percentualmente de cada componente, assim permitindo que aja comparações, caso existam dois ou mais períodos.

Podemos ver a diferença entre a analise vertical e horizontal, que A.H é analisada e linhas para analisar as demonstrações contábeis e os montantes de um determinado período. Já A.V tem por objetivo analisar as mudanças por colunas, percentuais.  

Já o Indicadores econômico-financeiros representa a principais critérios de análise econômico-financeira que são segregados em:

- Estrutura de capital que “avaliam a segurança oferecida pela empresa aos capitais de terceiros e revelam sua política de captação de recursos, bem como a alocação deles nos diversos itens do ativo”.

- Índices de liquidez que “medem a posição financeira da empresa em termos de capacidade de pagamento”.

- Índices de lucratividade que “demonstram as margens geradas sobre o faturamento líquido na avaliação do resultado”.

- Índices de rentabilidade que “avaliam o desempenho global da empresa no que tange ao retorno gerado aos investidores, análise do custo de oportunidade do capital e determinação de payback”.

- Indicadores de prazos médios que “revelam a política de compra, estocagem e venda da empresa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (307.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com