TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SEIS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Por:   •  3/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

Ipuc – Instituto Pró-Universidade Canoense

Curso Técnico de Administração

Disciplina de Contabilidade

OS SEIS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Nome: Bruna Machado Pinheiro

Turma: 3ADM21

Professor: Paulo Petrak

OS SEIS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

1. Princípio da Entidade:

Art. 4º O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. Ou seja, determina que o patrimônio de uma empresa deve ser separado do patrimônio pessoal dos sócios ou dono dela. Ele deve ser considerado como objeto da contabilidade, ou seja, mesmo que o patrimônio pertença a uma pessoa jurídica ou várias pessoas físicas, não poderá ser utilizado para benefício próprio.

2. Princípio da Continuidade:

Art. 5º O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do Patrimônio levam em conta esta circunstância. Isto é, quando constituída uma empresa pelo empresário ou sócios, acredita-se que o objetivo é que a mesma continuará por tempo indeterminado (salvo exceções), sendo que deve por muito e muito e muitos anos sobreviver economicamente, até que por meio de falência, dissolução, dentre outras situações venha ocorrer a sua “extinção”. Para melhor exemplificar na contabilidade, a entidade/empresa constituída têm um objetivo de se planejar com capacidade de produzir riquezas e gerar lucros/resultados continuamente e sem interrupções, e alguns procedimento e registros contábeis devem ser realizados partindo desse conceito.

3. Princípio da Oportunidade:

Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. Portanto, podemos concluir que: as informações contábeis devem ser claras e verídicas; os registros contábeis devem conter informações precisas e atualizadas, colaborando para a tomada de decisão; estas informações não devem ser registradas esporadicamente, mas sim no momento de ocorrência.

4. Princípio do Registro pelo Valor Original:

Art. 7º O Princípio do Registro pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com