TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil

Seminário: Objetivo da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Seminário  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil.

Passo 2: Leia o artigo e elabore um resumo indicando os pontos principais do texto.

Artigo – “A disciplina Teoria da Contabilidade nos cursos d graduação – algumas considerações”. Escrito pelo Profº José Carlos Marion;

a) O tema principal do autor

O autor tenta transmitir para nós leitores o quanto é importante para os estudantes de contabilidade, ter esta matéria “Teoria da Contabilidade” em sua grade escolar, pois através desta matéria podemos aprender/melhorar toda estrutura teórica que necessitamos para que futuramente possamos ser um bom profissional na área contábil e também entender a profissão que estamos desenvolvendo.

“De maneira geral nota-se que o profissional contábil dispõe mito mais de conhecimento pratico-mecanico da contabilidade do que, de raciocínio contábil.”

“É de assustar a dificuldade que muitos profissionais a área tem para explicar aspectos contábeis que, com base na teoria, seriam muito simples”.

b) Qual o problema e quais as recomendações indicados a serem adotados pelo professor, para o aproveitamento ideal do aprendizado pelo aluno.

O problema de ensinar a teoria da contabilidade o professor deve saber exatamente a que se refere e tomar bastante cuidado com o conteúdo apresentado, pois se apresentar a matéria de forma atrapalhada, em uma linguagem esotérica e com um conteúdo fantasmagórico, faz com que os alunos percam o interesse no aprendizado da mesma.

O ponto principal é manter acesa a chama do interesse por esta disciplina, já que, como foi abordado o estudante tem seu interesse reduzido quando se fala em teoria. Um dos aspectos importante em termos de estar sempre motivando o aluno é mostrar que o objetivo principal da contabilidade é o de permitir ao usuário a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, possibilitando-lhe fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em outras palavras a contabilidade é um poderoso instrumento para a tomada de decisões, seja qual for o tipo de usuário.

Mostrando que a teoria esta constantemente contribuindo com a arte de bem informar o usuário e explicando como isto se processa, esse procedimento se torna o nosso ver, um dos principais recursos didáticos para a teoria da contabilidade.

Teoria da contabilidade é uma disciplina de extraordinária importância para ajudar a formar profissionais que sabem não apenas o “como fazer” da profissão, mas também o “por que” fazer.

Tem que ser ensinado de forma viva, sempre apoiada em exemplos, exercícios e casos práticos. Enfim, deve dar bases mais sólidas para o profissional ser consciente do que faz, do “por que” faz e se possível ter condições para melhorar o “estado de arte”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com