TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis

Abstract: Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Abstract  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis.

Esta atividade é importante para que você perceba a importância da Contabilidade na gestão das empresas e o que pensa os profissionais ligados a Contabilidade.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Acesse o texto Objetivo da Contabilidade, disponível em <https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpYU5HRE1FQ1pCX2s>. Acesso em: 28 abr. 2013, e em no máximo uma lauda elabore resumo sobre as principais mensagens do artigo.

Dica do autor: para reforçar os conhecimentos obtidos em sala de aula, leia os capítulos 2 e 3 do Livro Texto, e aprofunde o aprendizado com a leitura com trechos da bibliografia complementar constante no Plano de Ensino e Aprendizagem da disciplina.

Passo 2 (Equipe)

Reúna com sua equipe e redijam uma redação de no máximo 30 linhas sobre qual a semelhança existente em sua vida financeira particular e a de uma empresa. Quais controles, quais resultados, quais objetivos financeiros você possui enquanto cidadão que se parece com os de uma organização.

Passo 3 (Equipe)

Escolham um empresário de sua cidade (facilitem a escolha preferindo um sócio, diretor ou empresário que você ou algum membro do grupo conheça) e realizem uma entrevista,

Administração - 2ª Série - Teoria da Contabilidade

Antonio Fernando Coelho

Pág. 4 de 6

procurando obter qual a visão desse empresário sobre a importância da Contabilidade na gestão de sua empresa. Validem com o professor da disciplina as perguntas que seu grupo gostaria de fazer.

Passo 4 (Equipe)

Entreguem o conteúdo produzido nos Passos 1 a 3 ao professor da disciplina, em data a ser combinada.

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Definição de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos.

Esta atividade é importante para que você aprimore seus conhecimentos sobre os temas e perceba nitidamente as diferenças entre os conceitos que envolvem o Patrimônio.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Leiam o artigo Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas: uma análise do ensino da teoria da contabilidade, disponível em <https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpcUg4ZTBnRmFhWTQ> Acesso em: 28 abr. 2013, e no máximo em cinco laudas elabore resumo do item 2, p. 2 a 10, descrevendo os conceitos oferecidos pelo autor sobre os temas abordados nas aulas-tema.

Passo 2 (Aluno)

Acesse o texto disponível em <https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpR25sQVJMQVhNdUk> Acesso em: 28 abr. 2013, e além de ler o conteúdo atentamente, responda as cinco questões descritas ao final do material.

Passo 3 (Aluno)

Baixe a planilha arquivada em <https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpeEJDUDlLNVV0UjQ>, Acesso em: 27 abr. 2012, e assinale com “x”, em cada coluna, se a operação ou a descrição da conta se refere a um Ativo, ou a um Passivo, ou se refere a uma conta do Patrimônio Líquido, ou ainda se a nomenclatura remete a uma Receita, a uma Despesa, a um Ganho ou a uma Perda (atenção: assinale em mais de uma coluna, caso necessário).

Passo 4 (Equipe)

Entreguem o conteúdo produzido nos Passos 1 a 3 ao professor da disciplina, em data a ser combinada.

Administração - 2ª Série - Teoria da Contabilidade

Antonio Fernando Coelho

Pág. 5 de 6

ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: O Balanço Patrimonial (BP); A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).

Esta atividade é importante para que você conheça os modelos dos demonstrativos contábeis preparados pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com