TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações Portfólio C. Contábeis Grupo 3 Sem

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.177 Palavras (21 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL -

UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL        4

2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA        5

2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA        6

2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO        7

2.4 RISCOS E RETORNO        8

2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO        9

2.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO        12

3 NOÇÕES DE ATUÁRIA        13

3.1 CONCEITOS DE ATUÁRIA        13

3.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL        14

4 DIREITO EMPRESARIAL        15

4.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES        16

4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS        17

5 CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS        19



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho venho abordando sobre a Gestão Financeira e o Orçamento Empresarial, visando destacar a importância da peça principal, o Contador numa organização, disponibilizando preciosas informações a uma Administração Financeira de excelência, por meio de análises fundamentadas nas teorias. Abordarei o descontrole e a desorganização dos profissionais qualificados e habilitados existentes no mercado para fazerem um planejamento de plena confiabilidade.

Mostrarei conceitos alusivos ao tema, mostrando de maneira simples e objetiva a importância da gestão para obtenção do controle eficiente no que tange os recursos financeiros das organizações, de forma a garantir a estabilidade das operações destas e, por outro lado, a rentabilidade. Darei foco à Gestão Financeira como uma ferramenta de apoio às tomadas de decisões, verificando numa visão sistêmica algumas etapas do processo financeiro, seus conceitos e objetivos, seu papel e suas áreas de atuação dentro das organizações.


  1. GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

A gestão financeira é uma área funcional da gestão, das mais encontradas, em qualquer organização, à qual cabem as análises, decisões e atuações ligadas aos meios financeiros necessários para a atividade desta. Assim, a função financeira abrange todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros de forma a garantir a estabilidade das operações e a rentabilidade dos recursos nela aplicados.

Em dias contemporâneos, o planejamento empresarial é um instrumento de gestão, que além de necessária para tomada de decisão, evita o mau uso dos recursos, resultando na observação da relevância do orçamento empresarial na eficácia dos resultados. O orçamento é um instrumento primordial para a empresa, sem levar em conta o porte e o ramo de sua atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas em determinados prazos, direcionando a empresa ao seu alvo lucrativo. Quando a organização opta em realizar um orçamento, além da apuração dos dados e o agrupamento destes, faz-se necessário um acompanhamento mensal das variações destes orçamentos.

O orçamento empresarial é um plano financeiro capaz de direcionar a organização ao objetivo estabelecido, objetivando o controle das operações a curto e longo prazo.            

                 

Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano. (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11).

O planejamento da gestão faz surgir o orçamento. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve traçar objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão. Apesar de ser planejado com mais ou menos cuidado, um orçamento pode ser realizado à risca, ou com sobras ou com falta de recursos planejados.

Assim, um orçamento é um instrumento de gestão. É um instrumento de inserção da estratégia na empresa. Um instrumento de motivação, de comunicação e de avaliação.

  1. CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

É um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos ou financeiros gerados pelas operações empresariais.

Entre as funções da atividade, estão à integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros; determinação das necessidades dos recursos financeiros; planejamento e inventário dos recursos disponíveis; captação de recursos externos de forma eficiente (em relação aos custos, prazos, condições fiscais e demais condições); e aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.

O Objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais, mas nem sempre ocorre uma adequada gestão financeira na empresa. Uma gestão correta permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises que colaboram com o planejamento para otimização dos resultados. A gestão financeira abrange muitos aspectos dentro da empresa, tudo necessita de certo cálculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (269.1 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com