TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Documentos comercias e livros contabilísticos

Por:   •  20/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.403 Palavras (22 Páginas)  •  5.219 Visualizações

Página 1 de 22

CAPITULO I

  1.  Introdução

No presente trabalho, traremos anota a matéria relacionada com Documentos Comerciais e Livros contabilisticamente aceites fiscalmente. Com isso temos como objectivo, destacar os elementos essenciais em cada um dos temas mencionado, observando as peculiaridades de cada um.

Em relação aos Documentos Comerciais, traremos o conceito, sua classificassao, tipos de documentos contabilisticos, requisitos dos documentos comerciais e sua importancia para a vida da entidade patrimonial ou seja para a contabilidade. E numa segunda fase abordaremos dos Livros Contabilisticamente aceites fiscalmente, trazendo duma forma detalhada o conceito, tipos de livros, onde veremos os obrigatório, facultativos, bem como os auxiliares a seguir veremos as sua funções, seus requisitos formais e requisitos para a sua escrituração.

O trabalho está estruturado em sete capítulos, a saber׃

Capitulo I, que aborda a introdução, onde figura os objectivos, a justificativa, as hipóteses, a formulação do problema, a delimitação e a limitação do tema.

Capitulo II, debruça-se sobre a metodologia utilizado para a elaboração do presente trabalho.

Capitulo III, IV, V, VI e VII, dedica-se a analise de dados, e

Capitulo VIII, em que estão patente as conclusões e recomendações do estudo realizado, seguido das referências bibliográfico, fonte das pesquisas e anexos necessários para o desenvolvimento do trabalho.

1.2. Objectivo de Estudo

1.2.1. Objectivo geral

  • Explicar a importância dos Documentos Comerciais e dos Livros Contabilisticamente aceites fiscalmente dentro de uma determinada entidade ou empresa e mostrar numa análise ampla o significado dos mesmos.

1.2.2. Objectivos específicos

  • Identificar os tipos de documentos comerciais e Livros contabilisticamente aceites fiscalmente relevantes dentro da empresa.
  • Dar conhecer com base na lei a sua devida escrituração e aplicabilidade dentro da contabilidade.
  • Colocar em disponibilização aos leitores as informações meramente importantes sobre os documentos comerciais bem como os livros de escrituração contabilísticos numa entidade patronal.
  • Detalhar cada  livro de escrituração , bem como os comerciais dentro de uma entidade patrimonial.

1.3. Justificativa

Sendo a contabilidade a ciência que tem como objecto de estudo, o património das entidades e das suas variações, com a finalidade de fornecer dados aos gestores da organização e para terceiros.

Sá (1998) define contabilidade como sendo:

“ A ciência que estuda os fenómenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação a eficácia funcional das células sociais.”

A abordagem sobre o tema “Documentos Comerciais e Livros de Escrituração Contabilístico” deve ser executada porque constitui um tema importante para os agentes económicos, empresas, instituições financeiras e a sociedade em geral.

1.4. Definição do problema

Actualmente, o grande problema que tem ameaçado o sucesso e a continuidade de negócios de muitas empresas, prende-se na existência de conflitos de interesses entre os gestores e accionistas. A questão colocada é, será que se as empresas tem se beneficiado pelo conhecimento dos documentos contabilísticos e dos livros de escrituração contabilísticos sendo a lei?

.

1.5. Delimitação do Estudo  

Com vista a garantir maior objectivo, neste trabalho serão a bordados conceitos, objectivos, classificações, tipologia, orientações, requisitos, formalidades legais, funções e importância que estão relacionados com os documentos comerciais e livros de escrituração contabilística.

1.6 Limitação do tema

Durante a realização da pesquisa, isto é, na colecta de informação houve algumas dificuldades relacionadas com as literaturas que abordam a cerca dos documentos comerciais e dos livros de escrituração contabilístico por algumas obras estarem ocupados por outros estudantes.  

 

 

CAPITULO II – Metodologia

2.1. Desenho do estudo

Contudo, a importância deste capítulo é essencialmente harmonizar os instrumentos de análise acima referido, de modo a dar a resposta o problema delimitado para que se chegue aos fins aconselhados.

Tendo em conta o objectivo de estudo é de analisar os documentos contabilísticos, bem como, os livros de escrituração contabilístico de acordo com seus conceitos, classificação, tipologia, objectivos, requisitos, funções bem como as importâncias para com as empresas.

2.2. Método de colecta de dados / informação

2.2.1. Métodos Bibliográficos

Este método foi muito importante para o alcance da recolha de dados relacionados com a área dos documentos contabilísticos e Livros de escrituração contabilísticos, razão pela qual estão mencionadas na bibliografia as obras que foram consultadas ao longo do trabalho.

2.3. Duração da colecta dos dados

Para a colecta de dados, para a elaboração deste trabalho, teve a duração de uma (01) semana correspondente a 7 dias com base no método já referido acima.

  

CAPITULO III

3.1. Documentos Comerciais

3.1.1 Conceito

  Os Documentos Comerciais são comprovativos das transacções comerciais que servem de base para os registos contabilísticos.

 Exemplo: Uma Venda a Dinheiro que comprova que houve uma venda ou compra a pronto pagamento e, que, a contabilidade vai poder analisar, classificar e efectuar o respectivo registo.

3.1.2. Classificação

Estes classificam – se em:

  • Internos – os que justificam apenas transacções que tem interesse exclusivo para o grupo do pessoal envolvido diariamente nas actividades laborais da empresa. Exemplo: Requisição de matérias-primas do armazém para a fábrica, a requisição de material de um sector para o outro, etc.
  • Externos - os que justificam transacções dentro e fora da empresa. Exemplo: Uma Factura, um recibo, uma nota de débito, etc.

3.1.3. Tipos de documentos comerciais

Os diversos documentos comerciais são os seguintes:

  •  Factura
  • Recibo
  •  Guia de remessa
  • Nota de encomenda
  •  Nota de débito
  • Nota de crédito
  • Factura Pró-forma ou Cotação

  • Factura

 É a descrição de uma dívida e uma indicação do que deve pagar. Permite controlar, antes do pagamento, se o montante reclamado é exacto e justificado, nomeadamente se corresponde ao orçamento anteriormente estabelecido, se a taxa do IVA aplicada é a correcta, etc. Pode igualmente ser uma prova de compra para o consumidor na hipótese de não se terem efectuado nem um orçamento, nem uma nota de encomenda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com