TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Micro e Macroeconomia

Por:   •  11/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Trabalho da Disciplina

CURSO: Ciências Contábeis

PROFESSORA: Luciana Bandeira

DISCIPLINA: Fundamentos de Micro e Macroeconomia

Componentes:

Allana Souza Moreira

Alexandre Magno T. C. Carneiro

Elisane de Souza Almeida

Isabelle Barreto dos Santos

João Marcos Conceição da Silva

Júlia da Silva Santana

Larissa Karen Jesus Portugal

Luana Nunes de Oliveira

  1. Contextualização da empresa

O Mercadinho Melhor Preço é uma empresa pioneira no ramo alimentício na capital baiana. Fundada em 2011 por um casal de empresário, o senhor Edinaldo Carmo e a senhora Alcione Leal, situada no bairro do saboeiro atua no mercado de alimentos, lanchonete e panificação.

A empresa surgiu devido aos empreendedores perceber uma visão boa de negócio naquela região, logo os mesmos já atuavam há anos nesse setor. A empresa comercializa diversos produtos com uma ampla diversidade de marcas, sendo o foco principal o hortifrúti.

A comercialização de frutas e verduras fresquinhas foi ganhando forma e conquistando clientes e a satisfação dos mesmos. Devido a necessidade de ter produtos saudáveis em casa a empresa considera seu cliente como um parceiro comercial, com o objetivo claro, onde o cliente é o principal elo para consolidação do negócio.

O corpo funcional da empresa é formado por 15 colaboradores; todos trabalham em função do cliente, sempre presando pelo atendimento de excelência, hoje a empresa conta com uma demanda muito grande, pelos produtos saudáveis e panificação, sendo este o mais novo investimento da empresa para satisfazer pedidos dos clientes.

  1. Fatores que influenciam a oferta

Para a microeconomia oferta é a quantidade de bens que os empresários estão dispostos a comercializar em variados níveis de preço, preço este que será determinado pela análise de alguns fatores. Sabe-se também, pela lei geral da oferta que a quantidade do produto e o preço são diretamente proporcionais, ou seja, a quantidade ofertada de um produto será maior quanto maior for o seu preço.

Com base nas informações coletadas mediante entrevista com a gestora da empresa “mercadinho melhor preço” pode-se verificar que os fatores que influenciam mais na oferta são: o gosto dos clientes, o preço dos produtos na concorrência, a tecnologia utilizada, a sazonalidade, a percepção do que a mídia divulga como bom (moda) e a análise econômica de mercado.

Há fatores que precisam estar em constante observação para um a melhor gestão da oferta pois é grande a sua mutação, como a questão do gosto dos clientes, o preço dos produtos na concorrência e a análise da mídia. Já a tecnologia é um fator mais delicado que apesar de sua menor probabilidade de mutação é decisivo para a oferta, como nos destacou a gestora dizendo que o fato de investir em logística em tempos de crise fez com que o prejuízo que estava tendo fosse amenizado em quase sua totalidade.

Outro fator preponderante e decisivo na hora de se ofertar é a sazonalidade, pois há determinados períodos do ano que se não houver um planejamento antecedente para atender à demanda pode ocorrer de deixar de ter um aumento significativo no seu lucro por causa do excesso de demanda, além de ficar mal visto perante seus clientes, ou pode acontecer de ficar com um grande prejuízo por excesso de oferta, fazendo com que tenha que baixar o preço de seus produtos com rapidez afim de aliviar os prejuízos.

A gestora consegue perceber com clareza os períodos do ano em que ocorre a sazonalidade, tomando assim as medidas necessárias para poder passar com tranquilidade. O período sazonal que ela destaca é a época do final do ano em que as pessoas estão com um maior poder de compra, em virtude do 13º salário, e assim o mercado fica mais aquecido. Ela se prepara dobrando a oferta de seus produtos e investindo em produtos próprios do período de festejos natalinos. O que traz um grande retorno financeiro à empresa.

Portanto, para que haja o desenvolvimento e o destaque dentre as demais empresas no mercado é necessário que se conheça dos fatores que influenciam a oferta e que saiba como analisa-los e aplica-los para que possa agregar isso à gestão da empresa, como bem pondera a gestora.

  1. Fatores que influenciam a demanda

Segundo a Gestora do mercadinho Melhor Preço, os principais fatores que influenciam a demanda no local, é: promoção, propaganda, renda, qualidade, atendimento, sazonalidade e preço. Tendo uma clientela exigente sua prioridade é identificar os fatores que mais chamam a atenção e assim prioriza-los.

Para melhor atender aos clientes, a procura por funcionário não é só por mão de obra qualificada, mas sim por aqueles que tenham uma boa relação com os clientes na hora de atender e recepcionar, que saiba convencer, tratar bem e ter jogo de cintura, pois a equipe tem que está preparada para lidar com as questões que estão fora do script do período normal, que acontece quando há uma maior procura pelos produtos do mercado e é mais fácil de acontecer nos períodos de sazonalidade;

Seja ao longo do ano ou quando se quer que a procura pelos produtos aumentem, a gestora diz contar com promoções, sabendo que preço e quantidade tem relação inversamente proporcional, quando ocorre uma baixa nos preços dos produtos a procura por ele é maior. Ela também diz investir em propaganda, que é sua grande aliada nas horas que ocorrem excesso de produtos disponíveis e quando se  quer colocá-los em destaque a primeira coisa que se deve fazer é anunciar. Seja em carro de som, panfletos, banner ou outdoor, quando essas propagandas alcançam o público o retorno é imediato;

O preço dos produtos passam a maior parte do ano em equilíbrio, não se pode fazer um aumento nem diminuir exageradamente, pois com isso a procura do consumidor tende a cair ou pode ocorrer a desvalorização dos produtos. A gestora diz que nem sempre o que mais importa é o preço e sim a qualidades, por isso a sua prioridade é ter em seu negócio, produtos de qualidade.

A Gestora também diz que as festividades do fim de ano, tradicionalmente, garantem que dezembro seja o período mais importante para o mercado, pois as pessoas começam a se planejar para as festas de família e confraternizações com amigos e, por esse motivo, o mercado também já se organiza para atender à grande demanda de vendas típica do período e existem diversos fatores que impulsionam esta demanda. Como por exemplo, o décimo terceiro salário que é a gratificação de natal, onde consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (406 Kb)   docx (288.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com