TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos de Escrituração

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.460 Palavras (14 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 14

TÉCNICAS CONTÁBEIS

Escrituração Contábil

A escrituração contábil é entendida como o registro de todos os fatos contábeis de uma empresa dentro de certo tempo, para que ao final do mesmo, as informações que foram registradas sejam úteis para saber a real situação da entidade e para uma melhor tomada de decisão.

Para que seja feito um melhor controle contábil é preciso que o mesmo seja registrado no diário, e depois nos demais livros de escrituração. O método que é usado universamente e que serve para registrar estes fatos administrativos é chamado de método das partidas dobradas.

Para que a escrituração seja feita da maneira mais clara possível sem contrariar as normas e os princípios fundamentais da contabilidade é necessário que seja inserido aspectos e assuntos importantes e de forma mais simples possível para entendimento do mesmo. Sendo assim é fundamental que o plano de contas esteja bem organizado de modo que se ajustem todos os lançamentos executados no processo de escrituração.

Para que grande parte dos lançamentos contábeis se torne rotineiro e seja realizado até por simples escriturários é necessário que a contabilidade seja sempre bem planejada e supervisionada por um contador. Para a melhor qualidade das informações o mesmo irá avaliar a necessidade de aperfeiçoar o plano de contas ou o processo de escrituração, sempre acatando e seguindo aos interesses da entidade.

O registro de um fato contábil é chamado de lançamento contábil, já o conjunto dos mesmos é chamado de escrituração contábil. Há diversas maneiras de se fazer estes registros, isto vai de acordo com o método e o processo de escrituração adotado pela empresa. São a partir da classificação que se desenvolvem todas as demais tarefas pertencentes ao setor, sendo assim a classificação dos documentos a serem registrados é de extrema importância, pois as mesmas devem ser feita de forma clara e objetiva, de forma que identifique as contas registradas, os históricos a serem utilizados e seus valores correspondentes.

Na classificação da escrituração deve-se levar em conta a forma dos registros calculados, visando a natureza e a extensão dos elementos utilizados para este registro. A natureza dos registros deve ser classificada de forma cronológica e sistemática, e a extensão deve ser registrada de forma sintética e analítica.

Quando o registro é feito em livros exigidos pela legislação fiscal ou comercial, a escrituração é obrigatória, cronológica quando é acatada a sucessão dos dias, meses ou anos, e quando atende á natureza dos fatos separando os mesmos por contas representativas de cada espécie de fenômenos é chamada de sistemática.

Quando os registros são considerados de forma resumida, é considerada sintética, resumindo fatos homogêneos em contas ou grupo de contas. Quando os fatos são registrados com particularidade e desdobramento é considerado analítica.

Métodos de Escrituração

Há diversas maneiras de escriturar os fatos contábeis, porém há dois métodos fundamentais para a realização do mesmo, que são: o método das partidas simples e o método das partidas dobradas.

Método das Partidas Simples

Envolve controles individuais conta a conta sem relacioná-las entre si, ou seja, as operações são registradas através do controle de um só elemento. Por ser incompleto este método não é utilizado nos dias de hoje. Por este método só é possível a realização de registros de operações que envolvam pessoas omitindo-se, portanto só é possível o registro de elementos patrimoniais, tais como lucro ou prejuízo, sendo assim o único jeito de se conhecer o resultado das operações é comparando o total de bens, direitos e obrigações no inicio e no fim do exercício.

Método das Partidas Dobradas

Já o método das partidas dobradas as contas possuem relacionamento entre elas, ou seja, cada débito corresponde a um crédito de igual valor. Sem sombra de dúvida o método mais usado pelas empresas. Este princípio determinará a equação entre o ativo e passivo do patrimônio.

Modelo do plano de contas

1     ATIVO

1.1 ATIVO CIRCULANTE

1.1.1 Disponível

1.1.1.01 Caixa         

1.1.1.02 Bancos Conta Movimento

1.1.103 Aplicações Financeiras de Liquidez Imediata

1.1.2 Clientes

            1.1.2.01 Duplicatas a Receber

            1.1.2.02 (-) Duplicatas Descontadas

            1.1.2.03 (-) Créditos Vencidos e Não Liquidados *

* "A conta ‘créditos Vencidos e Não Liquidados" está em conformidade com o que  dispõe a Lei n.º 9.430/96, art. 10, II. Esse diploma legal tornou indedutível, a partir de 1º.01.97, a antiga "Provisão para Créditos de liquidação duvidosa", tanto para fins de Imposto de Renda quanto da contribuição social sobre o lucro. Se a empresa optar por constituir a provisão indedutível, importa observar que esta será, também, conta redutora de "Clientes".

1.1.3  Outros Créditos

            1.1.3.01  Bancos conta Vinculadas

            1.1.3.02  Títulos a Receber

            1.1.3.03  Cheques em Cobrança

            1.1.3.04  Dividendos a Receber

            1.1.3.05  Importações em Andamento

            1.1.3.06  Adiantamento a Fornecedores

1.1.3.07 Adiantamento a Empregados

1.1.3.08  Empréstimo  a Empregados

1.1.4  Tributos a Recuperar/Compensar

            1.1.4.01  IPI a Recuperar

            1.1.4.02  ICMS a Recuperar

            1.1.4.03  Imposto de Renda Retido na Fonte

            1.1.4.04  Imposto de Renda Pago por Estimativa

            1.1.4.05  Contribuição Social sobre o Lucro Paga por Estimativa

            1.1.4.06  tributos Pagos a Maior ou indevidamente

1.1.5  Aplicações Financeiras

            1.1.5.01  Aplicações Financeiras com Rendimento Pós - fixados

            1.1.5.02  Aplicações Financeiras com rendimento Prefixados

            1.1.5.03  Ações

            1.1.5.04  Debêntures

1.1.6  Estoques

            1.1.6.01  Mercadorias para Revenda

            1.1.6.02  Matérias - Primas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (308.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com