TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretações diferentes escrituras

Artigo: Interpretações diferentes escrituras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Artigo  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

o criado, eterno. O conhecimento não pode ser inventado, mas somente descoberto. A soma total do conhecimento é chamada Vedanta, que significa "verdade descoberta", verdade descoberta pelos Rishis, almas que realizaram sua clarividência e não apenas sua vidência. O Rishi não demanda propriedade ou direitos autorais por seu pensamento ou conhecimento.

Nada de novo há no universo. Só os descobrimentos parecem novos. Colombo descobriu o que já existia: a América. Os Rishis descobriram o sempre-existente Conhecimento. Este Conhecimento, representado pelos Vedas não é algo que deva ser aceito só porque está expresso em preto e branco em um livro. Não: o conhecimento dos Vedas pode ser experi­mentado por todo e qualquer ser humano por ser a Verdade. Pela experimentação pessoal pode-se verificar a eterna Verdade encerrada dentro de si mesma. Aliás, este é o desafio do hinduísmo.

A fé é, certamente, necessária, mas as asserções dos Vedas não necessitam de aceitação na forma da fé cega. Questione tal conhecimento, experimente-o e, finalmente com perseve­rança, vivencie-o por si mesmo. Não é forçoso ficar satisfeito com o que já está estabelecido como, por exemplo, que "a manga é doce". O hinduísmo o convida e o encoraja a ir além: morder, provar, sentir seu doce néctar escorrendo pelo seu ser, para saber por você mesmo que "a manga é doce".

Os Vedas - Rig Veda, Sama Veda, Yajur Veda e Atharva Veda - estão divididos em duas partes principais: a do trabalho ou ação, e a do conhecimento. Na parte do trabalho, estão incluídos os deveres da pessoa: deveres como estudante, homem do lar e monge. Já a parte final dos Vedas é chamada Vedanta e contém as UPANISHADES - essência do conhecimento espiri­tual dos Vedas.

À semelhança das outras religiões, o hinduísmo possui muitas escolas com várias interpretações das escrituras. Porém, qualquer seita que reivindique ser parte do hinduísmo deve reconhecer a autoridade das Upanishades e dos Vedas. O próprio nome "hindu" é proveniente da Vedanta.

Além dos Vedas, o hinduísmo também tem outras escrituras, e um resumo das mais importantes será feito neste capítulo. Presentemente direi que o hinduísmo tem os SMRTIS ou "Códigos da Lei", cuja origem é humana. Entre os melhores conhecedores que estabeleceram as leis que regulam as sociedades está Manu.

O Hinduísmo é uma religião dinâmica, e os Códigos da Lei nos SMRTIS são flexíveis e mudam de tempos em tempos segundo as necessidades do gênero humano. A relação do SMRTI com o SRUTI (Veda) equivale à do corpo com a alma. O corpo é sujeito à mudanças e a alma, não. A alma está além do tempo.

O "Ramayana" de Valmiki e o "Mahabharata" de Vyasa são também escrituras do hinduísmo e podem ser descritos como "O Veda Popular" onde histórias e lendas são usadas para ilustrar os princípios da Vedanta.

Os Puranas são histórias religiosas que ilustram a verdade do SRUTI, narrando os feitos dos reis, deuses e santos. Entre as maravilhosas histórias dos Puranas estão as de PRAHLADA e DHRUVA.

É difícil descrever nossa própria mãe, bem como o BHAGAVAD GUITA. Nós estamos todos no campo de batalha da vida, e o Guita foi apresentado pelo Senhor Krishna ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com