TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Administrativos

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

O planejamento tem um caráter multidisciplinar, consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo, sendo este indispensável na tomada de decisões.

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro de forma, a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas decisões devem ser identificadas de modo a permitir sua execução adequada, considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho entre outras.

Portanto, ao falarmos de planejamento deparamos com algo bastante abrangente, que envolve toda a empresa, devido a esse contexto pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade.

O conteúdo a seguir apresentará as formas de planejamento estratégico, tático e operacional que explicará seus níveis e processos de uma forma mais detalhada, deixando assim, muito claro que uma das principais funções de um administrador dentro do processo administrativo é realizar planejamentos. Qualquer organização, independente do tamanho de sua operação, faturamento ou número de colaboradores, possui três níveis hierárquicos que ajudam orientar os vários passos que uma organização deve tomar.

Nível Estratégico

Este é o nível onde são criados os fundamentos estratégicos da organização como: missão, visão, valores, crenças e são traçados os objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo concentrando-se em atividades que resultem no desenvolvimento de uma missão organizacional clara, bem como objetivos organizacionais e de estratégias que permitam à empresa alcançar tais objetivos. Sua principal ferramenta é o planejamento estratégico, visão sistêmica e de futuro são competências essências para sua boa gestão.Cabe ao nível estratégico prover os recursos necessários para que os níveis tático e operacional possam cumprir com eficiência e eficácia suas devidas atribuições, processos e criar as condições necessárias para que as pessoas envolvidas desenvolvam as competências técnicas e comportamentais inerentes a cada função.

Nível Tático

Neste nível, entra a figura dos gerentes, coordenadores, supervisores e demais funções, que tem como objetivo principal o desdobramento da estratégia, ou seja, de como será realizado o caminho para a consecução dos objetivos estratégicos já estabelecidos no nível acima, utilizando de forma eficiente cumprindo os processos com eficácia, atingindo os objetivos, desdobrando-os em metas específicas para suas áreas e liderados. De acordo com cada função que o colaborador exerce, ele será o administrador e responsável de uma área, equipe, projeto, etc. O nível Tático deve estabelecer uma coordenação e integração entre si e deve estar alinhado com o plano Estratégico, pois, é através dele que dá origem a vários planos Táticos, sendo eles planos mais especialistas, de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamentos. Tendo assim: produção, marketing pessoal, financeiro ou novos produtos como exemplos de planos Táticos.

Nível Operacional

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com