TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Produtos e Serviços

Por:   •  22/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

GESTÃO FINANCEIRA

THÂMARA ADRIELE DE JESUS CASTRO

PRODUTOS E SRVIÇOS BANCÁRIOS:

PRODUTOS DE INVESTIMENTO.

CRUZ DAS ALMAS, BA.

NOVEMBRO, 2021.

Situação problema:

Jair trabalhou durante 20 anos numa empresa petroquímica, na qual dedicou muitas horas da sua vida. Mês passado, a empresa passou por um processo de reestruturação e desligou alguns funcionários, dentre eles Jair.

Ao receber suas verbas rescisórias e indenizatórias, Jair ficou indeciso com o que fazer com montante de 200.000,00, já que estava precisando trocar de carro e sempre sonhou em comprar um sítio na sua cidade natal para descansar, nas oportunidades que surgissem. Apesar de ser um sonho, Jair ainda teria que convencer sua esposa, além de ter que procurar o seu futuro sítio com calma para aproveitar uma boa oportunidade de compra.

Por não ter experiências em investimentos, Jair procurou sua gerente Marta, para apresentar suas demandas e obter informações para tomar sua decisão quanto à melhor aplicação do seu recurso. Agora, fundamentado no conteúdo estudado, você fará o papel de gerente e deverá esboçar uma recomendação de investimento financeiro adequada ao perfil e à necessidade apresentada pelo cliente.

RESOLUÇÃO:  

Tendo em base essas informações, percebe-se que o senhor Jair se adequa ao perfil de investidor conservador que prefere a segurança do seu patrimônio acima da rentabilidade, baixo risco e um rápido resgate, curto ou a médio prazo.

Conhecidos como Investimentos em Renda Fixa.

Pode-se apresentar os investimentos de CDB, Tesouro direto, Letras de crédito e Fundos multimercado.

A CDB é uma forma de manter o dinheiro em reserva de forma segura, e com maior rendimento. Ela é oferecida com o intuito de financiar seus projetos ou pagamento de dívidas. Os riscos são baixos, pois o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) protege até R$ 250 mil de cada CPF em caso de falência do banco, então não seria um problema para seu Jair. Ele conseguiria trocar o seu carro, e investir o restante do seu montante numa CDB com liquidez diária, qual permite um saque a qualquer momento sem modificar os rendimentos, enquanto toma a decisão juntamente com sua esposa, sobre a compra do sítio.

A LCI também pode ser uma alternativa em relação a compra do sítio, é uma aplicação de baixo risco, porém a médio prazo, possui um praz de resgate que pode variar de acordo com a instituição financeira. E tento a liberdade para saber o valor do rendimento até o vencimento do contrato.

Normalmente mantendo um prazo de 90 dias para resgate, tempo para seu Jair conversar e chegar a uma solução com sua esposa, buscar uma corretora para irem à procura do sítio.

Referências: https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/lci/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com