TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Verbos para elaboração de objetivos

Por:   •  14/5/2017  •  Monografia  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 13

VERBOS PARA ELABORAÇÃO DE OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS)/ Metodologia da pesquisa/ Fórmula para amostra.

Objetivo geral (palavras abertas que possibilitam diferentes interpretações)

Aprender                        Conhecer                        Criar                                Desenvolver

Entender                        Reconhecer                        Apresentar                        Calcular

Aplicar                                Avaliar                                Categorizar                        Classificar

Demonstrar                        Discriminar                        Explicar                        Identificar

Organizar                        Propor                                Relatar                        Selecionar

Verificar                        Descrever                        Identificar                        Relacionar

Analisar                        Compreender                        Interpretar                        Rceonhecer

1 Metodologia - (COMO FAZER?)

Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliográfica, documental, de campo, etc.).

Delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários, legislação doutrina, jurisprudência, etc.

Outro aspecto relevante na coleta de material é o estabelecimento do tipo de pesquisa do qual se lançará mão para a busca das informações necessárias para a composição do conhecimento que se deseja.

Pesquisar é investigar, buscar, procurar constantemente.

A opção pelo tipo de pesquisa mais adequado para o trabalho que se quer desenvolver deve ser feita ainda quando da formulação do problema, pois é através daquela que se chega à solução deste.

1.1 Tipos de pesquisa

1.1.2 Pesquisa bibliográfica

Baseia-se fundamentalmente no manuseio de obras literárias, quer impressa, quer capturadas via internet. É o tipo que mais largamente se utiliza. Quanto mais completas e abrangentes forem as fontes bibliográficas consultadas, mais rica e profunda será a pesquisa.

A pesquisa bibliográfica deve atender aos objetivos do autor, uma vez que precisa ir ao encontro da solução para o problema levantando.

É necessário que se façam leituras exaustivas da bibliografia disponível, sublinhando ou anotando o que há de fundamental. Já se pode ir copiando trechos que poderão servir como citações – a identificação exata das anotações é importante (autor, obra, ano, página). Fundamental é que não se esqueça de fazer

as devidas anotações para constar, posteriormente, nas Referências e/ou nas Obras Consultadas.

Compare as linhas de pensamento dos diversos autores, analise-as, critique-as, interprete-as e organize o seu próprio pensamento para, depois, elaborar seu texto. É preciso lembrar que o texto a ser apresentado no trabalho não será uma mera copia ou transposição de dados de diversos autores, mas um novo texto

pessoal contendo o ponto de vista, a opinião, a compreensão dos fenômenos relativos às mais diversas áreas do conhecimento do autor do trabalho. Trata-se de um texto pessoal, único, inédito.

Apesar de toda a tecnologia à disposição, a velha técnica das fichas de leitura é ainda a melhor. Sejam fichas, literalmente falando, sejam fichas no editor de texto ou no bloco de anotações do microcomputador.

As anotações a serem feitas nas fixas devem ser destinadas a apresentar uma síntese do pensamento do livro ou do capítulo em questão. Essas fichas poderão apresentar resumidamente: campo do saber, tema geral, enfoques abordados, pontos de vista definidos, problemas tratados, metodologia empregada,

contribuições do autor e conclusões que esse autor apontou.

Faz-se um resumo ou resenha do conteúdo acompanhado da inferência que se faz. Logo a seguir na outra face da ficha, são colocados os comentários e/ou juízos pessoais a respeito do que foi lido e anotado.

Por se tratar de uma ficha, é necessário fazer as anotações mais concisas possíveis, evitando palavras ou expressões desnecessárias. Pode-se expressar as idéias principais com verbos significativos: Analisar, apresentar, categorizar, classificar, combinar, comparar, comprovar, contrastar, correlacionar, conter, criticar, debater, deduzir, detectar, definir, descobrir, descrever, diferenciar, discutir, distinguir, examinar, experimentar, identificar, investigar, provar, registrar, revisar, selecionar, separar, subdividir, sugerir, mostrar...

Também pode ser anotada na ficha alguma passagem que possa servir para uma citação direta; mas deve-se ter o cuidado de não alterar a idéia do outro. Há de haver o máximo de fidelidade possível.

Um bom exercício é imaginar que o que está sendo escrito é uma espécie de recomendação do livro ou capítulo a uma pessoa que seja interessada no assunto.

1.1.2 Pesquisa de campo - levantamento ou Survey.

É uma pesquisa que busca conhecer aspectos importantes e peculiares do comportamento humano em sociedade. Envolve estudos de satisfação, de interesses, de opinião de passos ou grupos de pessoas sobre aspectos de sua realidade.

Trata-se de uma abordagem característica das ciências humanas e sociais, ou por quaisquer que busquem a integração com a comunidade, e, para sua valorização, são utilizados questionários, entrevistas, protocolos verbais, observações, etc.

Depois de aplicados os instrumentos escolhidos, e coletadas as informações,faz-se a tabulação dos dados para formular as conclusões.

A vantagem desse tipo pesquisa é que traz elementos sempre atuais e novidades recentes, o que dá ao trabalho um referencial social e humano do contexto pesquisado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com