TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os resultados do estudo estrutura do balanço em três grandes empresas

Artigo: Os resultados do estudo estrutura do balanço em três grandes empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Nosso grupo pesquisou três grandes empresas de distintos seguimentos onde podemos estudar toda a estrutura de um balanço patrimonial.

As empresas selecionadas pelo nosso grupo foram:

• Iguatemi Empresa de Shoping Centers SA

• Lojas Renner SA

• Saraiva Livreiros Editores SA

Abaixo apresentamos todos os balanços patrimoniais baseado nos tópicos sugeridos no manual de demonstrações contábeis.

Observamos que o Balanço Patrimonial das empresas está estruturado de acordo com o estudo visto na disciplina de Teoria da Contabilidade.

Dos balanços patrimoniais analisados, podemos verificar que todos seguem o mesmo parâmetro de estrutura e apresentação dos dados, pois apresentam a forma de método direto, ou seja, são relacionadas entradas e saídas de dinheiro.

Analisando o balanço patrimonial do Iguatemi, notamos que dentro do ativo, as movimentações estão mais direcionadas para o ativo não-circulante, onde do valor total: R$ 2.450.568 estão disponíveis para propriedades para Investimento, algo que nos demais balanços, esse valor não é de tanta expressão. Porém, isso acaba sendo considerável uma vez que o tamanho das empresas são diferenciados.

Algo interessante notado, foi o lucro obtido no final do terceiro trimestre pela Lojas Renner, que acabou superando o resultado do Iguatemi. De qualquer maneira, as três empresas encerraram o terceiro trimestre com resultado positivo, o que deve ser fortalecido ainda mais com a chegada do final do ano, onde as vendas crescem devido às compras de natal.

Algo muito claro nos três balanços é alta carga tributária do Brasil, onde o valor dos tributos é mais da metade do lucro obtido, isso sem considerar a Saraiva, pois o valor é superado frente ao lucro acumulado.

Analisando o ativo circulante de cada balanço, mais precisamente a conta de disponibilidade, detectamos que a Saraiva tem um valor superior as Lojas Renner, ficando atrás apenas do Iguatemi, mas não numa porcentagem maior, comparando ao total do ativo mencionado.

Por fim, analisando a origem dos recursos (Capital Social), observamos que o valor mencionado para o Iguatemi acaba sendo superior aos demais Balanços, ficando a Saraiva com o menor valor disponível.

Pela análise, concluímos que as três empresas estão em conformidade com as leis 11.638/07 e 11.941/09.

Balanço Patrimonial Iguatemi Empresas de Shopping Centers S A:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com