TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCENTUAL DE EMPRESA COMERCIAL EXISTENTE NO PAÍS

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................4.

2 DESENVOLVIMENTO................................................................................................

2.1 PRINCIPAL PAPEL DA CONTABILIDADE...........................................................5.

2.2 PERCENTUAL DE EMPRESA COMERCIAL EXISTENTE NO PAÍS..................6.

2.3 ESPECIFICIDADES DA ÁREA (DEPARTAMENTO PESSOAL, CONTÁBIL

E FISCAL)...................................................................................................................7.

2.4 IMPOSTOS ARRECADADOS...............................................................................8.

2.5 A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA CONTABILIDADE NA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL.................................................................................................................9.

2.6 A LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL COMO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO CONTADOR E, CONSEQUENTEMENTE NA GESTÃO EMPRESARIAL.......................................................................................................10.

2.7 A DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE O ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT...............................................................................................................10.

2.8 RACIONALIDADE E BUROCRACIA.................................................................11.

3 CONCLUSÃO......................................................................................................14.

REFERÊNCIA.........................................................................................................15.

ANEXO...................................................................................................................16.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordado:

O papel da contabilidade, citando sua função e seus objetivos com seus gestores; O percentual de empresas comerciais nos país usando um gráfico para melhor visualização e também neste mesmo tema abordando o total de empresas no Brasil; Especificidades da área (departamento pessoal, contábil e fiscal) citando exemplos de cada um; Impostos arrecadados com exemplos de tributos e para que serve; A importância da teoria da contabilidade na escrituração contábil, abordando também suas vantagens para uma empresa e seu gestor; Contador e gestão empresarial; Estresse e síndrome de burnout, explicando a diferença entre elas e seu ligamento com a escrituração contábil; Racionalidade e burocracia na teoria de Max Weber.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRINCIPAL PAPEL DA CONTABILIDADE

Alguns pensadores da ciência contábil têm por objetivo principal fornecer informações estruturadas através de informes contábeis que permitem ao usuário a tomar decisões gerencias. Levando em conta que os informes gerado por um profissional será apenas uma forma de fornecer dados para que o usuário tome as melhores decisões possível.

A contabilidade auxilia na abertura da firma, é ela quem estará junto aos órgãos governamentais em nome da empresa para assegurar que esteja em perfeitas condições para iniciar no mercado.

Através da contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e a lucratividade do negocio, podendo assim realizar um bom planejamento tributário.

Ainda assim a contabilidade também é responsável pelo departamento fiscal e contábil, passando informações contábeis corretas coletadas através de notas fiscais, extratos bancário e relatórios financeiros, gerando relatórios ou demonstrativos que possibilitam a tomada de decisões por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos podendo diminuir as despesas e assim fazer novos investimentos.

O contador tem por objetivo esclarecer as duvidas do seu cliente passando as normas de um modo claro possibilitando o seu entendimento, sabendo informar suas leis e mudanças de forma rápida.

O Contador é frequentemente visto como um profissional que apenas trazem impostos para os empresários pagarem. Mas não é bem assim a legalização de empresas é um processo burocrático necessário e que precisa ser bem cuidado por profissional competente, o profissional altamente capacitado é capaz de administrar melhor a empresa, desde sua constituição até na tomada de decisões, o que pode ser fundamental para a sobrevivência da empresa nesse mercado atual tão agressivo e concorrido.

Aprofundando-se mais O Balanço Patrimonial (BP) é a principal Demonstração Financeira existente. Ele mostra como de fato está o Patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento (no fim do ano ou em qualquer data predeterminada).

As principais funções da Contabilidade são: registrar todos os fatos que ocorrem na empresa, organizar um sistema de controle adequado à empresa, demonstrar com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa, analisar os demonstrativos, que podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

2.2 PERCENTUAL DE EMPRESA COMERCIAL EXISTENTE NO PAÍS

O Brasil ganhou 1.865.183 de novos empreendimentos no ano de 2014, de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com