TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES REFERENTE AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES.

Por:   •  10/5/2018  •  Ensaio  •  6.486 Palavras (26 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 26

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EUGÊNIO CARLOS STIELER

CLEYTON ALMEIDA DA SILVA

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES REFERENTE AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em forma de artigo como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, conforme Instrução Normativa 001/2009- CIC de TCC do Curso de Ciências Contábeis – Campus Universitário Prof. Eugênio Carlos Stieler.

A banca foi composta pelos professores abaixo relacionados

Prof. Me. Márcio Íris de Morais

Orientador

Prof. Designado para a banca

Curso de Ciências Contábeis – UNEMAT

Prof. Designado para a banca

Curso de Ciências Contábeis - UNEMAT

Tangará da Serra – MT , 06-2018

RESUMO

Palavras-chave: Ciências Contábeis; Mercado de Trabalho; Estagio Supervisionado.

ABSTRACT

Key words: Accounting Sciences; Job market; Accounting Professional.

  1. INTRODUÇÃO

A moderna gestão das empresas passou a exigir uma atuação de mais destaque e sofisticação na contabilidade, necessitando de informações dos mais variados agentes do mercado e como ciência, demonstra um enorme potencial como instrumentos e modelos teóricos em atender as exigências do mercado globalizado Neto (1999).  Contudo, conforme o autor, os profissionais necessitam de ter uma melhor interpretação do atual contexto dos negócios, pois no mundo globalizado promover relevantes mudanças na gestão dos negócios, estaria em compreender as novas tendências e regras de mercado.

“A qualidade do ensino na área da contabilidade tem um impacto significativo na qualidade e no tipo de informação, assim como no sistema de contabilidade que ele tem capacidade de gerar”, [a]o autor ainda traduz a contabilidade em termos educacionais como sendo está fraca, pois em ternos gerais ainda é comparado com o antigo guarda livros e é considerada como uma vocação ao invés de uma profissão, sendo esta limitada ao nível secundário SAUDAGARAN, 2004).

Para Resser (2017) o papel do contador remodelou-se ao longo das mudanças do mercado competitivo, no qual tem agora a função de um gestor organizacional, envolvendo se em várias áreas, que antes eram apenas dos administradores. O autor enfatiza que o contador precisa ter uma visão ampla do mercado e que deve buscar atualização das diversas leis, que alteram constantemente em sua área, pois ele, segundo Borges (2013), além de disponibilizar informações, apresenta, ainda, resultados financeiros que, a partir deles, são realizadas as tomadas de decisões para o crescimento empresarial.

Frey (1997), remete a atuação dos profissionais egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, em que a falta de experiência prática foi apontada pelos que atuam em funções afins da contabilidade, sendo uma das principais dificuldades enfrentadas ao iniciar sua vida profissional após a conclusão do curso.

Neste sentido faz se necessário considerar a relevância do estágio supervisionado na formação do discente do curso de Ciências Contábeis, e a aprendizagem universitária sofre influência de condições diversas, entre eles os aspectos sociais e culturais (LAFFIN, 2002), contudo, somente o aluno aguçado é capaz de assumir sua parcela de responsabilidade no processo de aprendizagem de maneira a desenvolver uma postura pró ativa (COVINGTON, 2004).

O estágio supervisionado é um componente curricular direcionado para a consolidação dos desempenhos profissionais desejados, fixadas pelo Ministério da Educação (MEC). As atividades de estágio supervisionado da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT seguem as normas da Resolução nº 028/2012 – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONEPE. O discente ao chegar no 5º e 6º semestre do curso, depara-se com a proposta do estágio supervisionado, no qual fundamenta-se no exercício da profissão (UNEMAT, 2017).

        A graduação do acadêmico é o momento onde se obtém um conhecimento amplo sobre as áreas contábeis e suas particularidades, sendo assim os discentes buscam aprender profissionalmente como é a relação entre a prática e a teoria. Então, o presente estudo parte da seguinte pergunta: Qual é a percepção dos discentes referente ao estágio supervisionado no curso de ciências contábeis da universidade do estado de Mato Grosso – UNEMAT - Campus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler?

Para tanto, inseriu-se como objetivo geral verificar qual é a percepção dos discentes referente ao estágio supervisionado no curso de ciências contábeis da universidade do estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler. Assim, entendeu-se necessário desenvolver objetivos específicos sendo: pesquisar os aspectos legais e os conteúdos mínimos referentes ao estágio supervisionado; identificar se os conteúdos mínimos e os aspectos legais, são apresentados no curso de ciências contábeis - Campus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler; verificar o conhecimento das normas gerais do estágio supervisionado identificada pelos acadêmicos e demostrar as percepções dos acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis da instituição em relação ao estágio supervisionado.

Conforme Santos (2015), a produção acadêmica e cientifica, dentre as várias atividades universitárias, é uma das que merece notável destaque, pois é através dela que o conhecimento produzido na universidade é transmitido até a sociedade. Portanto o estudo se faz relevante no sentido de conhecer e verificar a percepção dos discentes referente ao estágio supervisionado em frente à profissão ora em formação, conforme outras pesquisas realizadas como, por exemplo, de Raia (2011), que teve como objetivo e foi verificar qual percepção dos discentes e docentes em relação ao Estágio Supervisionado no curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – campus de Tangará da Serra. Também, a pesquisa realizada em Santa Cruz do Sul - RS por Frey (2002), com o objetivo de verificar a contribuição do estágio supervisionado na formação do bacharel em Ciências Contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (508 Kb)   docx (255.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com