TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE MANEJO E DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE CRIADOS POR DISCENTES DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Por:   •  10/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

 CAMPUS CRATO

DISCIPLINA DE AVICULTURA

RELATÓRIO SOBRE MANEJO E DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE CRIADOS POR DISCENTES DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Realizado: 28 de Setembro de 2017

Professor: Abner Girão

Discentes: João Ítalo Alves Silva

Luemerson Melo de Andrade

Lucas Melo de Andrade

Franceildo Melo

Curso: Agropecuária

Série: 1ª ano “A”

CRATO - CE

2017


INTRODUÇÃO

A avicultura é dos setores de produção agropecuário que mais evoluiu nos últimos anos, em função da eficiência de produção de carne de frango a custos mais baixos e a facilidade de produzir aves para o abate em curto espaço de tempo.

         Os métodos de manejo, biosseguridade, seleção genética e nutrição desempenharam um papel significativo neste melhoramento, assim como avanços nos campos da tecnologia de processamento e de comercialização.

Os manejos realizados na avicultura exigem pessoas capacitadas e que de preferência tenham um conhecimento prático, visto que os trabalhos práticos realizados tem grande importância para fixação do conteúdo teórico visto em sala de aula, para que nos alunos possamos aplicar o conhecimento aprendido em sala de aula na prática.

Local e Época

O trabalho foi realizado nos galpões produtivos de frango de corte, do Departamento de Pesquisa, Extensão e Produção (DPEP) do Instituto Federal de Educação ciência e tecnologia do Ceará - Campus Crato (IFCE), no período de 08 de Agosto a 21 de Setembro de 2017.

Animais

Foram utilizados 500 pintos de corte. Fornecidos pela Companhia de Alimentos do Nordeste (CIALNE)

Instalações

O trabalho foi conduzido em um galpão produtivo de frango de corte de 5m de largura por 20m de comprimento, com orientação Norte- Sul, possuindo piso de cimento, pé-direito de 2,10m, muretas laterais de 0,60m de altura, cortinas laterais e cobertura de telha de amianto.

As aves foram alojadas com um dia de idade. O galpão, no alojamento, estava equipado com um circulo de proteão cinco bebedouros do tipo pressão, cinco comedouros do tipo bandeja e campânula elétrica, cortinas lacradas para os primeiros dias, posteriormente foi aumentado o circulo de proteção e os equipamentos iniciais foram substituídos pelos definitivos, sendo seis comedouros do tipo semiautomático e seis bebedouros do tipo pendular, as cortinas foram abertas. A cama utilizada foi de casca de arroz, sendo sua altura total de 05 cm.

No alojamento, os pintos foram pesados, para obtenção do peso médio, os pintos foram ensinados a tomar água, e posteriormente colocados em baixo das campânulas, para aquecimento dos mesmos, os pintos receberam ração à vontade depois de 30 minutos.

Durante o manejo, diariamente os bebedouros foram lavados e os comedouros foram regulados e abastecidos para estimular o consumo das aves, sendo a ração fornecida à vontade. A partir do 14º dia, a cama foi revolvida quando necessário, para evitar crostas e consequente redução na sua qualidade.

O trabalho dividiu-se em 3 fases: inicial de 1 a 21 dias, crescimento de 22 a 35 dias e final de 36 a 44 dias de idade.

As aves foram pesadas semanalmente. Sendo feito a pesagem da ração diariamente, e no final de cada fase somada para obtenção da conversão alimentar.

PARÂMETROS AVALIADOS

Consumo Alimentar e Peso Corporal

Foram calculados os consumos das aves, por período, através da relação do consumo de ração do lote pelo total de aves encontradas em cada fase. O peso corporal das aves foi avaliado aos 21, 35 e 44 dias de idade, onde foi pesada uma representação de 10% do rebanho, determinando o peso corporal médio.

Ganho Médio Diário (GMD)

O ganho médio diário foi obtido através da divisão do peso da ave pelo número de dias de vida das aves.

Conversão Alimentar (CA)

A conversão alimentar foi obtida através da relação do consumo alimentar e o peso corporal das aves durante as respectivas fases. Inicial, crescimento e final.

Mortalidade

Durante o período de manejo (1 a 44 dias), foi anotado diariamente o número de aves mortas. Logo após cada fase foi calculado o percentual de mortalidade, através da relação do número de aves mortas pelo número total de aves.

Índice de Eficiência Produtiva (IEP)

Foi calculado para o período total do experimento. Sendo obtido pelo GMD multiplicado pela viabilidade criatória e o resultado obtido dividido pela CA de 1 a 44 dias de idade e o resultado multiplicado por 10.

Fator de Eficiência Europeu (FEE)

Foi calculado para o período total do experimento. Sendo obtido pela viabilidade criatória multiplicada pelo peso corporal em Kg e o resultado obtido dividido pela CA de 1 a 44 dias de idade multiplicado pela idade em dias.

Rendimento de Carcaça (RC)

Aos 44 dias de idade foram selecionadas 211 aves, que foram abatidas no abatedouro da própria instituição.

As aves foram abatidas em um sistema semiautomático, onde foram insensibilizadas manualmente e posteriormente abatidas manualmente com um corte no pescoço, logo passaram pelo tanque de escaldagem, após este processo foram depenadas mecanicamente, em seguida foram levadas para uma bancada onde foram evisceradas manualmente. Em seguida as carcaças foram pesadas. O rendimento de carcaça foi calculado através da relação do peso da carcaça dividido pelo peso vivo multiplicado por 100, expresso em percentagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (243.9 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com