TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DA EMPREGABILIDADE DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  22/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.956 Palavras (20 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ARIANE ALINE FERREIRA PEREIRA

PERFIL DA EMPREGABILIDADE DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Palmas

2016

ARIANE ALINE FERREIRA PEREIRA

PERFIL DA EMPREGABILIDADE DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina TCC – Projeto, como parte dos requisitos parciais para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins, sob a orientação do Prof. Msc. Valtuir Soares Filho.

Palmas

2016

ARIANE ALINE FERREIRA PEREIRA

PERFIL DA EMPREGABILIDADE DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina TCC – Projeto, como parte dos requisitos parciais para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins, sob a orientação do Prof. Msc Valtuir Soares Filho.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________________________.

Prof. Msc. Valtuir Soares Filho

Universidade Federal do Tocantins

Orientador

_____________________________________________________.

Prof.º Msc. Delson Henrique Gomes

Universidade Federal do Tocantins

Examinador

_________________________________________________________.

Prof.º Esp. Carlos Antônio Gonçalves Aguiar

Universidade Federal do Tocantins

Examinador

Palmas

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 PROBLEMA        7

3 OBJETIVOS        8

3.1 Geral        8

3.2 Específicos        8

4 JUSTIFICATIVA        9

5 REFERENCIAL TEÓRICO        10

5.2 Áreas de atuação do contador        11

5.3 Curso de Ciências Contábeis em Palmas        13

5.4 Curso de Ciências Contábeis da UFT        13

5.5 Diretrizes curriculares para os cursos de graduação em ciências contábeis e o projeto político pedagógico do Curso na UFT        14

6 METODOLOGIA        18

7 CRONOGRAMA        20

REFERÊNCIAS        21


1 INTRODUÇÃO

Uma das maneiras de melhorar o status do profissional contábil no Brasil, é a obtenção de um curso superior, exames de suficiência e educação continuada. Realmente a educação sempre esteve ligada à ideia de crescimento e sucesso na vida profissional das pessoas (LOPES; MARTINS, 2005).

Porém no caso do contador, o curso superior foi determinante para o crescimento da profissão, diferenciando o nível de formação, os profissionais contábeis, criando limites entre responsabilidades do guarda-livros, técnicos em contabilidade e contador (COELHO, 2000).

A distinção dos profissionais contábeis identifica o contador como um profissional do qual as atribuições passam além da apuração de impostos, vinculada à profissão, colocando o profissional participando efetivamente da gestão das empresas fornecendo informações necessárias e integras para decisões.

Uma vez que a educação influencia a qualificação e sucesso profissional melhorando a oportunidade de trabalho e a renda, o ensino superior do Brasil, aumentou o número de instituições de ensino e deu maior condições para se ter acesso ao ensino superior (ALMEIDA, 2008), resultando num maior número de profissionais qualificados e aptos para o mercado de trabalho.

O mercado de trabalho é amplo, oferecendo leques de oportunidades, podendo atuar no âmbito privado ou público, podendo ser professor na área contábil, abrir escritório contábil, ser terceirizado como contador em empresas, consultor, entre outros.

Independentemente da ampla área de atuação, do reconhecimento e do conhecimento do contador, muitos estudantes entram no curso sem saber o que irão fazer no futuro, muitos também entram atuando em outra área profissional, ou até mesmo se graduam sem ao menos ter tido pratica na área contábil, terminam sem ter colocado em prática o que foi ensinado durante os anos na faculdade. Dessa forma é necessário desenvolver técnicas, habilidades e competência durante a graduação.

O curso de graduação fornece base para formação do profissional contábil, porém é necessário que o acadêmico busque frequentemente outros meios além das aulas em sala, para melhorar seu currículo acadêmico, como palestras, workshop, mesa-redonda, congressos, seminários, cursos de idiomas, entre outros, para aperfeiçoar as habilidades e competências necessárias na atuação profissional, tendo em vista suas perspectivas profissionais.

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal mapear a área de atuação profissional dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins, segundo Rosa (2009, p. 15) “critérios de descobertas e de identificação das atuais necessidades do mercado para a formação de seus futuros egressos” são aspectos que a sociedade e as empresas esperam que as universidades predominem, visando solucionar o problema levantado, que será abordado a seguir.


2 PROBLEMA

A maioria dos estudantes do ensino médio, quando decidem o curso superior, não fazem ideia de qual área profissional pretendem seguir, tendo diversas opções, mesmo depois de entrarem em uma instituição de Ensino Superior, muitos continuam com a mesma dúvida, durante o decorrer do curso vários não atuam na área que estão em formação, seja por falta de oportunidade ou por já terem entrado no curso trabalhando em outra área profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (265.4 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com