TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO TRIBUTARIO

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 CONTROLADORIA................................................................................................5

2.1 Controladoria e o planejamento tributário.......................................................5

2.2 Controladoria e a redução de custos..............................................................5

2.3 Controladoria e sua função em uma cisão.....................................................6

3 ESTUDO DE CASO...............................................................................................6

3.1 Elisão ou Evasão Fiscal....................................................................................6

3.2 Parecer após a incorporação – Parecer com Ressalva.................................7

3.3 Balanço Corrigido após a incorporação.........................................................8

3.4 Parecer sem ressalva – após correção do balanço.......................................9

4 CONCLUSÃO........................................................................................................10

5 REFERENCIAS.......................................................................................................11


  1. INTRODUÇÃO

Este semestre de estudo tem como tema contabilidade aplicada, voltada para a controladoria, o planejamento tributário e a auditoria. Tema esse, fundamental para a formação do bacharel em ciências contábeis. Veremos como a controladoria é de suma importância na vida da empresa e como ela esta ligada no processo de planejamento tributário, no processo de redução de custos, através da aquisição de novas empresas e novos investimentos, e ainda a sua função em um processo de cisão. Também será realizado um estudo de caso, considerando os efeitos nos procedimentos de cisão, onde será realizado análises dos balanços antes e após a incorporação, e também serão emitidos pareceres de auditoria independente, em relação as demonstrações contábeis após a incorporação.

 

2 CONTROLADORIA

                         A controladoria enquanto ramo do conhecimento, apoiada em informações contábeis, é responsável pelo sistema de informação e gestão das organizações, conduzindo assim os gestores a tomarem ótimas decisões. Os profissionais da área de contabilidade devem possuir uma formação bastante sólida em termos de conhecimentos relativos ao processo de gestão organizacional. O sucesso econômico da instituição está vinculado à integração de todos os departamentos da organização.

2.1 Controladoria e o Planejamento tributário

                          A controladoria é de suma importância na coordenação e execução do planejamento tributário, pois faz parte da sua missão a coordenação dos esforços para atingir seus resultados. De acordo com Mosimann Fisch (1999, p. 90) “ A missão da controladoria é otimizar os resultados econômicas da empresa para garantir a continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas”. A controladoria se destaca como uma importante ferramenta de gestão de tributos realizada junto ao planejamento tributário, visando a diminuição dos altos custos tributários, principalmente através da pratica da elisão fiscal. Em resumo, pode-se afirmar que a controladoria é quem conduz o processo de planejamento tributário, visto que, esta diretamente ligada aos processos que envolvem a tomada de decisão e sua função lhe permite ter uma visão sistêmica da organização.

2.2 Controladoria e a redução de custos

                         O papel da controladoria vem-se tornando cada vez mais significativo, em face de necessidade que as empresas têm de modernizar-se e, por conseqüência, requerem mais informações. Investir em novos negócios ou mesmo aprimorar o processo já existente requer a analise de alguns fatores que determinam a viabilidade de um empreendimento. E nesse sentido a contabilidade tem papel fundamental, pois cabe a ela efetuar essas analises no que tange a tomada de decisões.

                         A controladoria poderá adquirir novas empresas e novos investimentos com o intuito de reduzir custos da organização, adotando para tal, a prática da elisão fiscal, que é o método pelo qual se permite reduzir custos de maneira legal, sendo que, a controladoria é o setor da empresa que possui todos os conhecimentos necessários para tal feito.

2.3 Controladoria e sua função em uma cisão

Falando ainda da importância da controladoria, podemos destacar a sua importância também em um processo de cisão, sendo que, podemos definir a cisão como a operação pela qual a sociedade transfere parcelas de seu patrimônio para uma ou mais sociedades, extinguindo-se a sociedade cindida. Para ocorrer adequadamente, o processo de cisão deverá ser acompanhado pelo setor de controladoria, pois é ela que possui conhecimento para tal fim. Nesse contexto, a controladoria, cuja função básica é promover e gerenciar informações de controle e avaliação de desempenho da empresa e ainda coordenar os gestores, auxiliando-os no processo de tomada de decisões, rumo ao sucesso e continuidade dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com