TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento tributário

Projeto de pesquisa: Planejamento tributário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUCAO 6

1 CONTROLADORIA 7

2 AUDITORIA CONTÁBIL 7

2.1 AUDITORIA INTERNA 7

2.2 AUDITORIA EXTERNA 7

3 PERÍCIA 8

4 CIÊNCIAS ATUARIAIS 8

4.1 OBJETIVOS 8

4.2 PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DA ÁREA ATUÁRIA 8

5 PROFISSIONAL ATUÁRIO 8

6 SUSEP 9

7 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 9

CONSIDERÇÕES FINAIS 10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho discorre sobre as áreas da atuação da contabilidade, trazendo explicações de grande valia para a vida acadêmica, a contabilidade é uma das áreas de maior atuação para os profissionais,vamos descrever sobre algumas das suas áreas como CONTROLADORIA, AUDITORIA CONTÁBIL, PERÍCIA CONTÁBIL, entre outros conceitos de suma importância para a profissão e desenvolvimento desta vida acadêmica, colaborando, assim com o conhecimento e estudos.

1 CONTROLADORIA

A Controladoria é uma atividade e um campo do conhecimento híbrido, que recebe conceitos e conhecimentos da Contabilidade, e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum pois ambas as partes costumam ficar sob a égide de um único gestor . Ainda do ponto de vista contábil, em função desse relacionamento estreito com a Administração, a Controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade administrativa.

2 AUDITORIA CONTÁBIL

A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada, têm por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.

Além de ser uma técnica contábil, a auditoria também pode ser entendida como um ramo da Contabilidade.

O objeto da auditoria se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também são objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado.

2.1 AUDITORIA INTERNA

A auditoria interna é realizada por um funcionário da empresa,o objetivo principal é atender as necessidades da administração. A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros,o trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa. Assim como o auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude e deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta administração, a revisão das atividades da empresa é contínua.

2.1 AUDITORIA EXTERNA

A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente, o objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras, a revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras. O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado, assim como auditor incidentalmente se preocupa com a detecção e prevenção fraudes, a não ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as demonstrações financeiras e dever ser independente em relação à administração, de fato e de atitude menta.O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual.

3 PERÍCIA CONTÁBIL

Perícia (do latim peritia) é o conhecimento proveniente da experiência; habilidade, talento; espécie de prova consistente no parecer técnico de pessoa habilitada a formulá-lo.

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente. (Item 2 da NBC TP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade).

Portanto, a perícia contábil tem sua amplitude relacionada à causa que a deu origem. Assim, uma perícia que envolva questões tributárias levará em conta não somente a contabilidade em si, como também a legislação fiscal que rege a matéria relacionada aos exames.

4 CIÊNCIAS ATUARIAIS

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração deseguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.

4.1 OBJETIVOS

Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: o vida e o não-vida. O primeiro trata das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com