TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO estagio curricular obrigatorio

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

A atividade desenvolvida para esta produção textual foi desenvolvida para conhecer melhor o ramo de atuação do profissional contábil, ramo este que está em constante crescimento e desenvolvimento, tem um leque sobre as oportunidades de opções de áreas a serem aplicados todos os conhecimentos.

Foi proposto para elaboração dessa produção a leitura do texto “Santa Casa de SP recua e suspende demissões”, onde, foi verificado o quanto o papel do contador com Auditor Fiscal é de extrema importância para o auxilio e a tomada de decisão na empresa, quando em um momento de crise financeira a empresa anunciou um corte de funcionário de em média 1100 pessoas e através de uma auditoria minuciosa que pode ser percebido que o problema financeiro da empresa estava vinculado ao excesso de funcionários, principalmente pela área administrativa.

Foi proposto pelos auditores que um corte de apenas 20% na folha de pagamento a organização teria uma economia milionária mensalmente, o que de fato iria alavancar o financeiro dessa organização e assim poderia tirar a empresa dessa situação de ter dar a demissão a uma parte significativa.

Porque justamente para essa tomada de decisão que o contador atualmente vem de uma importância excepcional tanto para alavancar o sucesso do setor empresarial ou até mesmo apenas para manter a sobrevivência da empresa.

2 CARACTERISTICAS HISTORICAS RELACIONADAS AS INDUSTRIAS

Atualmente o crescimento industrial ele visa ampliar cada vez mais a capacidade produtiva, elevar a capacidade de inovação e essencialmente buscando o crescimento no mundo globalizado. A cada dia que passa os órgãos financeiros buscam a formação de projetos de investimentos que visa a ampliação desse ramo de negócio incluindo também o ramo de indústrias agropecuárias, esses órgãos vem oferecendo condições especiais para estimular a competitividade do setor e esses tipos de investimentos não cabem apenas as grandes empresas mas também a micro, pequenas e médias empresas no ramo industrial.

A Indústria é uma atividade econômica que surgiu logo após a Primeira Revolução Industrial no fim do século XVIII e início do século XIX na Inglaterra, e a finalidade dessa atividade de matéria prima em produtos comercializáveis utilizando o trabalho de pessoas, máquinas, energia e tecnologia.

A vários tipos de Indústrias que são divididas como a indústria de base que transforma matéria prima bruta em matéria prima processada para serem utilizadas por outras industrias. Temos também a industria de bens intermediários que são especializadas na produção de máquinas e equipamentos para serem utilizadas nas industrias de bens de consumo. E a industria de bens de consumo que transformam a matéria prima fabricada pela industria de base em itens para o consumidor final que são sub divididos em três grupos: bens duráveis; bens semi duráveis; bens não duráveis;

As estatísticas indicam que mais de 70% da produção industrial no Brasil está concentrado na região Sudeste, e 51,8% da produção nacional tendo o estado de São Paulo como responsável que detém 40,3% dos estabelecimentos industriais.

A indústria está dividida em quatro setores importantes, que são: o primário que envolve a extração de recursos diretos da terra que inclui a agricultura, madeira, entre outros, onda não há nenhum processo de produção de forma alguma é apenas extraídos e enviados para as fábricas tendo a visão apenas voltada para a obtenção de lucros.

O setor secundário envolve o processamento dos produtos vindo das indústrias primárias incluindo aquelas de refinaria de metal, produção de móveis ou no empacotamento de produtos agropecuários como a carne, por exemplo.

Já o setor terciário ele tem o foco voltado para o oferecimento de serviços administradores ou outros serviços de gênero. E por fim o setor quaternário que se encontra concentrado na pesquisa científica e de tecnologia.

Existem também outros tipos de indústrias que frequentemente são organizadas em diferentes setores de produção e classificação. Atualmente o governo dividem as indústrias em três tipos: agricultura, manufatura e serviços.

3 CARGA TRIBUTARIA NO BRASIL E NO MUNDO

Desde 1947 a carga tributária ela vem passando por uma longa trajetória, assim que houve início o registro sistemático das contas nacionais no país.

A evolução da carga tributária brasileira passou por três fases distintas:

• Anterior a década de 60, passou por um crescimento lento em um momento socioeconômico de mudanças não houve adequação da estrutura de tributação;

• Em meados da década de 60 quando o país estava passando por uma reforma tributária que fez mudar a estrutura de arrecadação significativamente. Durante essa reforma passou a adotar a tributação sobre o valor adicionado, até meados da década de 90, a carga tributária passou de 18% no PIB para proporcionalmente em torno de 25%;

• Logo após até o ano de 1998, houve a estabilização do Plano Real e um elevado número de benefícios concedidos pela Constituição de 1988. Houve um novo crescimento no PIB por volta de 30%.

Alguns tributos mais comuns que incidem sobre as industrias são:

• Imposto de Renda (IR) que é uma porcentagem que é deduzida do lucro anual da empresa para pagamento ao governo. Dependendo, a alíquota pode chegar a 15% sobre o lucro real. Se o lucro ultrapassar R$20.000 por ano é adicionado uma taxa de 10% sobre o valor que exceder;

• Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é usado para pagamento da seguridade social onde pagam de 9% a 12% do seu lucro líquido para o governo.

• Programa de Integração Social (PIS) é uma porcentagem incidida sobre o lucro líquido que é usado especialmente para pagamento do seguro desemprego e abono salarial para os funcionários da empresa. A alíquota é de 0,65% sobre receita bruta da empresa.

• Contribuição Financeira Social (COFINS) ela vem com o mesmo objetivo da CSLL, porém sua alíquota varia de 3% a 7,6% sobre a receita bruta anual da empresa.

• Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) é uma tributação federal que incidem sobre o valor da venda de produtos industrializados. Com alíquota variável, é de acordo com os produtos vendidos, vai de 0% a 60%.

• Imposto de Importação (II) é também um tributo federal, que vem sobre importação feita de acordo com uma tabela que é divulgada pelo governo, tem alíquota variável.

• Imposto sobre a Circulação de Mercadorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com