TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Individual Estágio Curricular Obrigatório Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  6/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.365 Palavras (14 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

Tainá Monteiro

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6        PLANOS DE AULA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo o registro das experiencias e resultados conquistados durante o estágio curricular de docência realizado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tendo como intenção as características do campo do estágio, a fim da observação realizada na observação e vivência junto às crianças e em seguida apresentar uma reflexão sobre a importância que o estágio tem na formação do pedagogo, uma vez que essas práticas impactam a vida e formação pedagoga.

No decorrer do estágio as atividades desenvolvidas mostram e auxiliam no treinamento do futuro professor. O estágio tem, por sua vez, fortalecer a relação da pratica com a teoria, sendo essas atividades a convivência com as crianças, o cotidiano escolar, o aprendizado, suas dificuldades e muito mais.

A metodologia aplicada de observação e atividades, ligados aos estudos bibliográficos e leituras acerca da prática pedagógica, que favorecem o estágio do pedagogo na aprendizagem de sua profissão, direcionando o mesmo para a educação dos Anos Iniciais, servindo como ferramentas nas práticas de construção do docente.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Sobre a temática da interdisciplinaridade a discussão tem sido tratada com duas ênfases o epistemológico e o pedagógico, ambos os conceitos são diversos e complementares. Na epistemologia, as categorias do estudo do conhecimento em seus aspectos relacionados a produção, reconstrução e socialização, tem a ciência e seus paradigmas bem como o método da mediação relacionado ao sujeito e sua realidade. Já no enfoque pedagógico, se discute a fundamentação das questões de natureza curricular do ensino e aprendizagem escolar.

        A necessidade da interdisciplinaridade na produção e na socialização do conhecimento no campo educativo vem sendo discutida por vários autores, principalmente por aqueles que pesquisam as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas.  

                 No que tange o campo conceitual da interdisciplinaridade é a reação alternativa abordada na disciplina normalizadora, sendo ela no ensinou ou na pesquisa, dos objetos de estudo. Cada autor tem sua definição, onde a interdisciplinaridade se situa no campo das fragmentações das ciências de conhecimentos produzidos simultaneamente, para identificar um conceito da interdisciplinaridade, os autores buscam no seu sentido epistemológico, onde se esclarece o seu papel e suas implicações no processo.

         Em situações teóricas os autores vão apresentando com mais clareza os seus pensamentos e suas práticas interdisciplinares, sendo ela na ciência geral como na educação, onde uma revisão profunda possa intensificar o diálogo, a integrações, suas trocas, o conceito e a metodologia de cada campo.

Sendo a escola um lugar de aprendizagem, produção e reconstrução do conhecimento, precisa ser acompanhado suas transformações relacionadas a ciência contemporânea, adotando as exigências interdisciplinares que estão presentes nas novas mudanças que compõem a sociedade, pois com o passar dos anos cada vez mais o mundo está complexo. Hoje em dia em sala de aula ou em qualquer ambiente de aprendizagem as relações passam por um processo de interconexão, as relações de professores e alunos constroem a interdisciplinaridade, aproximando o sujeito de sua realidade e auxiliando seu aprendizado.  

A escola é um acesso a cidadania e ocorre sua interdisciplinaridade no educador se ele se aventurar no domínio de todos, compreendida como teoria no auxílio dos educadores e escolas do trabalho pedagógico dos termos do currículo, e, seus métodos, seus conteúdos e avaliação nas formas de organizar o ambiente da aprendizagem.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O que é o PPP e qual a sua importância no ambiente escolar?

        O PPP (Projeto Político Pedagógico) é um documento onde estão registrados as ações e os projetos de uma comunidade escolar do seu ano letivo, tendo o auxilio de professores, os coordenadores, alunos e familiares, é um documento democrático relacionado ao ensino e sua qualidade.

        É de suma importância no desenvolvimento da instituição, é um documento completo que relata a educação eficiente e de qualidade da instituição adaptando a necessidade dos alunos com a comunidade escolar. Os principais temas abordados são a aprendizagem, as relações familiares, os recursos e diretrizes pedagógicas, planos de aula e plano de ação. O PPP também é usado na parte administrativa e financeira da escola.

        O PPP é complexo, uma vez que é utilizado no coletivo de um grupo docente e suas normas com as necessidades da comunidade e a participação dessa comunidade na comunicação dos professores e da comunidade dos pais. Para relacionar o PPP com a BNCC temos que identificar as competências a serem desenvolvidas, após a proposta de práticas pedagógicas e sua aprendizagem com os alunos, temos que conhecer a comunidade e os desafios da aprendizagem na instituição e como essas diretrizes estarão presentes no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com