TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Individual - Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil

Por:   •  21/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.388 Palavras (14 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        9

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6        PLANOS DE AULA        14

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

8 REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

O estágio na educação infantil é um exercício primordial para quem almeja exercer sua profissão no ambiente escolar, pois é através dessa atividade que percebemos as grandes dificuldades no âmbito da profissão. É nesse ciclo em que vivenciamos coisas que idealizamos ou não.

Durante o estágio o formando tem a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi estudado na teoria, com a finalidade de enriquecer os conhecimentos, e aguçar nossa visão de educador, buscando a fundo a razão e origem dos fatos e tentar uma oportunidade para ingressar na carreira profissional.

No relatório do estágio supervisionado será apresentado a abordagem de autores mestres na educação, bem como a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe administrativa e diretiva, será possível compreender como ocorrem as metodologias ativas, e o projeto político pedagógico que é um documento que norteia a instituição de ensino, consta também dois planos de aula.  

Vale ressaltar que a educação em nosso país vem a cada dia se transformando, alunos estão tendo oportunidades que antes não tinham, a prefeitura disponibiliza material escolar gratuito para todos os estudantes como também para os professores.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Esse texto é resultado de uma pesquisa de mestrado, onde o estudo de natureza teórico-conceitual, tendo como principal objetivo investigar e analisar as relações entre desenvolvimento infantil e ensino na faixa etária de 0 à 6 anos em obras selecionadas de autores da psicologia histórico-cultural.

A literatura contemporânea voltada a educação de crianças de 0 a 6 anos apresenta a partir da década de 1990 um intenso debate com relação a especificidade do trabalho pedagógico. Nessa perspectiva, a especificidade da educação da criança pequena implica a negação e o rompimento dos laços com o modelo escolar de atendimento ofertado a criança até os 6 anos de idade.

Para Cerisara (2004,p.8) a educação infantil faz parte da educação básica, mas não tem como objetivo o ensino e, sim, a educação das crianças pequenas.

Ainda sobre o pensamento da autora, as relações educativo-pedagógicas deveriam ser o objeto das instituições de educação infantil, são definidas como mais amplas que o processo de ensino-aprendizagem.

Segundo (Arce,2004) o ensino é compreendido como processo voltado ao aspecto cognitivo e prejudicial ao desenvolvimento da criança na primeira infância e idade pré-escolar.

O que determina diretamente o desenvolvimento da psique de uma criança é sua própria vida e o desenvolvimento dos processos reais desta vida- em outras palavras: o desenvolvimento da atividade da criança, quer a atividade aparente, que a atividade interna. Mas, seu desenvolvimento, por sua vez, depende de suas condições reais da vida. (LEONTIEV, 2001ª,p.63)

O autor afirma que a estreita relação entre o desenvolvimento da criança e a sociedade na qual ela se insere, compreendendo as condições objetivas disponibilizadas a criança como um fator determinante de seu desenvolvimento.

Embora Vygotsky (1995) compreenda o desenvolvimento infantil como uma unidade entre as linhas de desenvolvimento biológico e cultural, a diferenciação entre os planos natural e cultural do desenvolvimento se faz necessária, em sua análise, para que não se incorra em sua interpretação biológica dos processos psicológicos superiores humanos.

Para Elkonin (1987b), o adulto constitui o elemento mais importante da situação objetal, mas pode-se dizer que permanece “oculto” pelo objeto e por suas propriedades, na medida em que a criança ocupa-se fundamentalmente com o objeto e sua ação com ele.

Sobre Mukhina (1996, p.157), as crianças refletem no jogo a realidade que as circunda, de modo que “quanto mais ampla for a realidade que as crianças conhecem, tanto mais amplos e variados serão os argumentos de seus jogos”. O inverso também é necessariamente verdadeiro, ou seja, quanto mais restrito for o contato da criança com a realidade social, mais pobres e monótonos serão os argumentos de seus jogos.

Dessa forma, se o desenvolvimento do conteúdo dos jogos de papéis se relaciona diretamente com a ampliação e a sistematização de conhecimentos pela criança, cabe à escola de Educação Infantil organizar e ampliar ao máximo esse contato da criança com a realidade social. Na Educação Infantil, é preciso ensinar na e pela brincadeira. É preciso, para isso, romper com a artificial dicotomia entre “atividades dirigidas” (supostamente para ensinar) e “atividades livres” (supostamente para brincar), ainda tão presente nas escolas de Educação Infantil.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O Projeto Político Pedagógico é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Mesmo que seja amplamente conhecido no meio especializado, muitos diretores pedagógicos e gestores educacionais têm dúvidas sobre o que o documento deve conter, como ele foi criado e de que forma ele deve ser implementado nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com