TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO GESTÃO DE CUSTOS

Por:   •  6/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

eNGENHARIA industrial mecânica – planejamento e controle da produção

flavio luiz cardoso ferreira - 240452014

gestão de custo e materiais

Guarulhos

2017

flavio luiz cardoso ferreira

gestão de custo e materiais

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Industrial Mecânica da Faculdade ENIAC para a disciplina Gestão de Custos e Materiais.

Professor Walter Antonio da Silva Costa.

Guarulhos

2017

QUESTÕES

  1. O que é gasto?

R- Correspondem aos compromissos financeiros assumidos por uma empresa para a aquisição de recursos que serão consumidas no ambiente fabril para a fabricação do produto (materia prima); mercadorias para revenda; recursos para realização de serviços; recursos a serem consumidos no ambiente da administração; recursos a serem consumidos no ambiente comercial.

Gastos são considerados como dispêndio financeiro para adquirir qualquer tipo de produto ou serviço, sem pensar em qualquer tipo de retorno financeiro. Dica de leitura. Disponível em:<    www.administradores.com.br/noticias/negocios/gastos-custos-e-despesas-sinonimos-ou-nao/9135/>. Acesso em: 06 de out. 2017.

  1. O que é custo?

R- Correspondem á parcela dos gastos consumida no ambiente fabril para a fabricação dos produtos na empresa industrial; na aquisição de mercadorias para revenda na empresa comercial: e na realização de serviços nas empresas prestadoras de serviço.

“Podemos conceituar custo como sendo o preço pago para obter determinado bem ou serviço”. ( ATHAR, 2005, pag.16).

  1. O que é despesas?

R- Correspondem á parcela dos gastos consumida para administrar a empresa e realizar as vendas, isto é, para gerar receita. São representadas pelas despesas administrativas e pelas despesas de vendas.

“Representa a utilização ou o consumo de bens e serviços no processo de produção de receitas”. (ATUAR,2005,pag.15).

  1. O que é investimento?

R- Correspondem á parcela dos gastos registrada em contas do ativo da empresa. Podem se referir á aquisição de matéria-prima, de mercadorias para revenda e de materiais diversos; á aquisição de máquinas ou veículos, ou mesmo á aquisição de ações de outras empresas.

“Representa valores desembolsados ou que ainda serão para aquisição de novos bens, os quais, em função de utilidades e por provocarem benefícios no presente e em períodos futuros, permaneceram ativados”. ( ATHAR, 2005, pag.16).

  1. Quando uma empresa gasta com marketing, ela incorre em custos?

R-  Não. Pois a propaganda é uma despesa de venda.

  1. Quando uma empresa compra matéria-prima, incorre em custos, despesa ou investimento? Explique.

R-  Quando ocorre uma compra de matéria-prima, a empresa está fazendo um investimento.

  1. Quando uma empresa compra equipamento para a divisão da fábrica, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.

R- Na compra do um equipamento ocorre um gasto, pois o gasto compreende todo e qualquer pagamento referente ao recebimento de ativos, custos ou despesas.

  1. A depreciação é um custo ou uma despesa?

R- Depreciação a definida como sendo a diminuição do valor dos bens corpóreos que integram o ativo permanente, em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência. O encargo da depreciação poderá ser computado como custo ou despesa operacional, conforme o caso. A depreciação dos bens utilizados na produção será custo, enquanto a depreciação dos demais bens há de ser registrada como despesa operacional.

  1. O que é objeto de custeio?

R- Objetivo de custeio é qualquer atividade ou item para o qual se deseja uma avaliação especifica de seu custo, e pode-se considerar um núcleo central do custo gerencial, uma operação, uma atividade ou um conjunto de atividades ou operações que consomem recursos.

  1. O que são métodos de custeio?

R-  Os métodos de custeio têm a função de determinar o modo como serão atribuídos os custos aos produtos. Existem diferentes métodos de custeio: Custeio por Absorção, Custeio pleno, Custeio variável custeio ABC. A escolha de um deles depende dos objetivos estabelecidos pela empresa:

  1. Os métodos de custeio costumam ser classificados em tradicionais e contemporâneos. Explique essa classificação.

R-  Os métodos de custeio tradicionais são os que têm como foco principal a apuração do custo dos produtos, considerando que estes sejam gerados de custos. Esses métodos são adequados o ambiente de produção em que predominam os custos diretos. Entre os métodos de custeio tradicionais estão o custeio por absorção, o custeio pleno e o custeio variável. Todos eles têm relação com a ideia de que o comportamento dos custos varia de acordo com a quantidade fabricada; por conta disso, são considerados métodos de custeio baseado em volume.  

  1. Ao implantar a contabilidade de custos, quais objetivos a empresa pretende atingir?

R- A contabilidade de custos engloba técnicas para o registro, organização, análise e interpretação dos dados relacionados à produção ou à prestação de serviços. Desta forma, ao implantar a Contabilidade de Custos a empresa pretende atingir três objetivos principais: a determinação do lucro, o controle das operações e a tomada de decisões.

  1. Como se classificam os custos quanto aos produtos fabricados?

    R- São Custos Diretos e Custos Indiretos.

  1. Como classificam os custos quanto ao volume de produção?

      R- São os Custos Fixos e os Custos Variáveis.

  1. O que é custo direto? Dê exemplos.

R- São os custos apropriados aos produtos conforme o consumo em cada produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (322.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com