TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTOLIO 1º SEMESTRE CIENCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.122 Palavras (13 Páginas)  •  1.264 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]Janaúba

2012

UMA VISÃO PRÁTICA DA CONTABILIDADE

 1º SEMESTRE

[pic 9]

[pic 10]

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade Básica.

[pic 11][pic 12][pic 13]SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

QUESTIONÁRIO PARA O PRESTADOR DE SERVIÇOS CONTÁBEIS        4

QUESTIONÁRIO PARA A EMPRESA        8

COMPARAÇÃO SOBRE A VISÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL E A VISÃO DO EMPRESÁRIO        12

CARACTERÍSTICAS E POSSÍVEIS MELHORIAS NO ESCRITÓRIO CONTÁBIL E NAS QUESTÕES ADMINISTRATIVAS        12

SUGESTÕES DO GRUPO          13

CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15



INTRODUÇÃO

A Presente Pesquisa nos fez entender e identificar as características de um Prestador de Serviço Contábil e a Sociedade Empresária. Esta pesquisa foi desenvolvida com a Contadora Cecy Mota Guedes, que presta serviço a uma Concessionária de Motocicletas e Motonetas novas e usadas na cidade de Janaúba-Minas Gerais, cujo profissional contábil presta consultoria não só a Concessionária, mas também a outras Empresas.  Por meio desta entrevista foi nos acrescentado informações de caráter exploratório e qualitativo de ambos os lados profissionais para a vida pessoal e profissional de cada uma desta equipe.

        

        


QUESTIONÁRIO PARA O PRESTADOR DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

1. Qual a Formação do responsável pela contabilidade?

A Contadora Cecy Mota Guedes é formada em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Unimontes e pós-graduada em contabilidade Geral e Auditoria. Tem-se como meta de trabalho, o aperfeiçoamento e o conhecimento da sua área de atuação, procurando sempre se atualizar com as mudanças na Legislação.

Percebemos que a contadora deva possuir também uma formação humanística, pois tem uma visão global que a habilita a compreender o meio social em que ela convive e se atualizar na profissão contábil é essencial.

2. Qual Tempo de atuação na Profissão?

Atua na área Contábil desde 1988, ou seja, há 24 anos, tendo uma vasta experiência, sendo assim, reconhecida como uma excelente profissional no que faz.

Diante dessa experiência, a expectativa é que todos os profissionais contábeis se atualizem constantemente, buscando novas informações para atuar de forma competitiva e adequada às novas exigências do mercado de trabalho.

3. Porque escolheu a profissão contábil?

Escolheu a profissão Contábil, pois sempre gostou de matemática, cálculos financeiros, etc, e por ser uma área muito promissora, com grandes chances de obter sucesso profissional e também por ter feito Técnico em Contabilidade e ter se apaixonado pela área contábil, a partir daí, constatou-se que este era o caminho.

Realmente o mercado de trabalho para o contador é um dos mais promissores na atualidade, principalmente, da exigência das empresas em aprimorar o controle e planejamento dos negócios. Percebe-se, portanto, o constante crescimento da classe contábil brasileira bem como sua evolução e reconhecimento por parte da sociedade.

4. Realizou curso de aperfeiçoamento profissional durante o curso de graduação?

Não, infelizmente não realizou cursos de Aperfeiçoamento profissional, embora, sabia que estes cursos mostrariam que não apenas devemos querer nosso diploma, mas sim, estar sempre buscando aperfeiçoamento nesta área.

O curso de aperfeiçoamento é muito importante, pois tem o objetivo de fixar e praticar os conhecimentos básicos de contabilidade adquiridos em sala de aula.

5. Já exercia atividade contábil durante o curso de graduação?

Exercia a vida Contábil, pois trabalhava como auxiliar em um escritório e tinha o curso técnico em Contabilidade.

 Atualmente não basta apenas concluir o curso superior, o profissional necessita ter características multiprofissionais e estar preparado para a quebra de paradigmas e mudar a forma de agir e interpretar as informações disponíveis.

6. Qual a importância da profissão contábil na sociedade?

A sociedade em si não conhece a importância do contador. As pessoas mais simples não sabem o que quer dizer esta profissão, nem o que se faz. O profissional contábil exerce papel fundamental na sociedade, pois é a partir das informações fornecidas por ele, que os usuários da contabilidade tomam decisões empresariais. Precisamos lembrar que se ouvimos uma notícia no jornal que aumentou ou diminui o número de empregos no Brasil ou em tal Estado é  porque os contadores fizeram com que essa informação chegasse ao IBGE que a parametriza e repassa para a sociedade.

Com certeza o contabilista exerce papel de grande relevância no que se refere à informação, um bem considerado importante no mundo dos negócios e que serve de base para todas as decisões da empresa. De fato, é função do profissional contábil, fornecer aos usuários da contabilidade informações de acordo com suas necessidades.

 7. Qual a relação entre a contabilidade, a administração e o empresário?

A relação entre Contabilidade, a administração e o empresário é de dependência, ou seja, dependemos uns dos outros. Para que seja apresentado um balanço real da empresa é necessário que haja uma boa comunicação entre a administração e o contador. Os profissionais de contabilidade, no exercício de suas atividades, produzem informações que afetam diretamente a vida das pessoas, das entidades, do fisco, de investidores, de clientes, de credores, de administradores e demais usuários, sem beneficiar qualquer um em particular. Temos que ter ética na nossa profissão, não fazer somente o que importa ao empresário, mas sim o que é certo ou errado de acordo com a legislação vigente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com