TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.996 Palavras (24 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP INTERATIVA - EAD

Nome: João Ricardo Coutinho Di Fazio

RA:1755216

Curso: Sup. Tec. Em Gestão Financeira

Polo: Paulínia

Semestre:1/2017

PAULÍNIA – SÃO PAULO

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP INTERATIVA - EAD

TÍTULO: AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS S.A.

SUBTÍTULO: PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado ao Curso de Sup. Téc. Gestão Financeira, Universidade Paulista – UNIP Interativa, Polo Paulínia/SP, como condição parcial para a obtenção do título de Gestor Financeiro.

Orientador: Professor Fabio Arten

Resumo:

Objetiva-se nesta obra a análise administrativa da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A., tendo como base as disciplinas do semestre letivo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Os dados coletados são frutos de minuciosa pesquisa retirados através do site da empresa acima citada e contatos via fone elaborados com a central de atendimento ao cliente da companhia de aviação.

As análises serão fundamentadas em três disciplinas principais em acordo com o Manual Geral do PIM. Os dados coletados da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. estão disponíveis via internet, por se tratar de empresa de capital aberto, e serão analisados frente a contabilidade, fundamentos de Gestão Financeira e Estatística Aplicada.

Palavras chave: Azul, Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada.

Abstract:

The main objective is an analysis of Azul Brazilian Airlines S.A., based on the disciplines of academic semester from UNIP College, Financial Management Technology School. The data collected are the based of thorough research removed through the above-mentioned company website and contacts by phone to the company customer service center.

The analysis will be based on three main disciplines in accordance with the General Manual PIM. The data collected from the company Azul Brazilian Airlines S.A. are available via the internet, publicly traded company, and will be reviewed faced of accounting, Fundamentals of financial management and applied statistics.

Keywords: Azul, accounting, Fundamentals of financial management and applied statistics.

Sumário

1. Introdução 6

2. Descrição da empresa 7

2.1 Empresa 7

3. Desenvolvimento 9

3.1 Estatística Aplicada 9

4. Conclusão 17

5. Referências 18

1. Introdução

Este projeto tem como alvo o desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar III. Incide na abordagem teórica das disciplinas Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada.

O planejamento estratégico empresarial é uma ferramenta administrativa, que possibilita abranger a realidade da entidade, listar e avaliar percursos estratégicos e assim arquitetar um plano e/ou referencial futuro. Trata-se do lado racional da ação, já premeditando os risco e retornos, e possibilitando antecipações dos resultados esperados. Tal ferramenta busca alcançar resultados pré-definidos com menos custos dispersos e maior eficácia.

Para isto, diversas informações devem ser coletadas e analisadas e, por consequência, as informações contábeis estabelecem imensa influencia no planejamento por se tratar, cientificamente, do estudo patrimonial da entidade, variações e possíveis fenômenos em âmbitos qualitativo e quantitativo. Outra ciência, a Estatística Aplicada, mune o planejamento utilizando-se de teorias probabilísticas baseadas nos eventos, sejam estes de natureza conhecida ou não da entidade, e cria análises de observações, experimentos e conclusões afim de possibilitar tal previsão.

Os fundamentos da gestão financeira trata-se de uma área interdisciplinar de estudo e análise onde, baseado pelas definições matemáticas e estatísticas, haverão de se relacionar com filosofia e psicologia de modo que o comportamento da entidade, frente a tomada de decisões a promova galgar os objetivos identificáveis.

2. Descrição da empresa

Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. é uma companhia aérea fundada e homologada em 2008 por David Neeleman. Trata-se da terceira maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros, a segunda maior em frota de aeronaves e a maior quanto ao número de destinos oferecidos, operando em 99 aeroportos no território brasileiro e em 8 internacionais.

Em 2016, a Azul teve uma participação de mercado de 17,19% do total de assentos oferecidos em voos domésticos e 9,22% em voos internacionais. Em 2014, tornou-se uma companhia aérea de bandeira do Brasil (Flag Carrier) ao dar início às rotas internacionais. Em abril deste ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com