TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE GESTÃO NA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.435 Palavras (10 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 10

                                          UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

PRÁTICA DE GESTÃO NA ORGANIZAÇÃO

 ANDRESSA VINHA SILVA – ME

SÃO PAULO

2014


ANDRESSA VINHA SILVA – C255GB-1

DAIANY CORREIRA DE OLIVEIRA  - B977FD-2

PAULA ROBERTA HILÁRIO CLEMENTINO – C34FFG-8

MAXNEY QUEIROZ VIANA – C26610-8

PRÁTICA DE GESTÃO NA ORGANIZAÇÃO

 ANDRESSA VINHA SILVA – ME

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) – apresentada como exigência para a avaliação do 2º semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

1.1 Teoria 1        5

2.        ESTUDO DE CASO        9

2.1. Perfil da organização        10

2.1.1. Apresentação        10

2.1.2.        Força de trabalho        11

2.1.3. Produtos e Clientes        11

2.1.4. Principais concorrentes da organização        12

2.1.5. Principais insumos        12

2.2. Relacionamento com o Cliente        12

3. ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIA        13

3.1. Análise do Relacionamento com o Cliente        13

3.1.1. Fundamentos Teóricos        13

3.1.2. Sugestões de Melhorias        16

Considerações finais        17


INTRODUÇÃO


  1. Perfil da Organização

1.1. Apresentação da Empresa

a) Deu-se origem por conta da dissolução da empresa HC Assessoria e Gestão Empresarial e Contabilidade, dissolução esta que se deu por conta do óbito de Helaine Cristina Vinha sócia majoritária e fundadora, por conta deste óbito surgiu-se outras duas empresas José Camilo Vinha Sobrinho – ME que ficou com os ativos condizentes com as empresas (clientes) atendendo a estes no ramo contábil. Já a empresa Andressa Vinha Silva – ME da qual iremos aprofundar os estudos deste trabalho empresa esta também que foi fundada para assumir as empresas (clientes) atendidas no setor de apoio administrativo e futuramente irá unir-se á José Camilo Vinha Sobrinho – ME para possivelmente formar uma nova sociedade nos mesmos moldes da então extinta HC Assessoria e Gestão Empresarial e Contabilidade.

b) A organização Andressa Vinha Silva – ME é uma empresa privada com fins lucrativos.

c) Apoio administrativo: serviços de apoio administrativo, fornecimento de mãos de obra terceirizada ou não os serviços de cobrança, o preparo de documentos para eventos (autorizações e alvarás), licitações, e demais serviços relacionados á administração de empresas.

d) Segundo o BNDES a empresa/organização Andressa Vinha Silva – ME esta classificada como Micro Empresa por obter Receita Operacional Bruta (ROB) inferior a dois milhões e quatrocentos mil reais por ano.

  1. . Força de trabalho

A empresa é composta por: cinco funcionários diretos contratados no regime Conjunto de Leis Trabalhistas (registrados em carteira) estimam-se que gere cerca de outros 15 empregos indiretos (motoboy, correio, gráfica e outros). Destes cinco, dois representam a chefia, um é formado em ciências contábeis e o outro ainda esta cursando o mesmo curso. Já os outros três são auxiliares administrativos e concluíram o ensino médio.

1.3. Produtos e Clientes

a)        O principal produto da organização é a prestação de serviços administrativos.

b)        Os clientes dessa organização em geral são empresários que buscam otimização em alguns processos administrativos os quais em sua grande maioria são esporádicos não havendo então á necessidade de que estes mesmos empresários mantenham em seu quadro de funcionários, mão de obra especifica para tais processos buscando então na organização estes serviços.

1.4. Principais concorrentes da organização

          Os principais concorrentes da empresa/organização Andressa Vinha Silva – ME são as empresas que atendem e trabalham para auxiliar em partes administrativas de empresas.

1.5. Principais insumos

a) Os principais produtos ou matérias-primas adquiridos por fornecedores da empresa/organização são: computadores, impressoras, telefones, ar condicionado. Programa que gerar Imposto como Folhamatic, sites como da: Prefeitura, Receita Federal, Nota fiscal Paulistana, Simples Nacional entre outros.

2. Revisão Conceitual, Identificação de Práticas e Análise.

2.1. Teoria da Administração Cientifica

A administração cientifica foi criada no final do século XIX, pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, que implementou o método cientifico dentro da administração com a finalidade de aumentar os custo e benefícios  nos sistemas produtivos.

A sua preocupação era de eliminar todos os desperdícios e perdas das quais as indústrias sofriam e assim elevando a produtividade.

Taylor realizou estudos sobre o tempo e movimentos que os operários faziam durante sua jornada de trabalho. Através dos resultados o engenheiro foi modificando os movimentos e os processos de realização do serviço para aperfeiçoa-las e racionaliza-las.

No seu primeiro período de estudo que corresponde à publicação do livro Shop Management (administração de oficinas de 1903), tendeu-se que um operário médio que tinha uma disponibilização de equipamentos, mas produzia menos do que se era capaz, em vista de outros operários que produziam muito mais, só que ambos ganhavam os mesmos valores independentemente do rendimento, o interesse de todos seriam perdidos e não produzindo conforme sua capacidade. Com isso nasce a necessidade de pagar mais aqueles que produzem mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com