TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pai Rico Pai Podre

Por:   •  7/6/2018  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

JANAÍNA FERREIRA VITURINO

CONTROLADORIA E GESTÃO FINANCEIRA DE EMPRESAS

FINANÇAS CORPORATIVAS

PAULO HENRIQUE DE FREITAS MIRANDA

PÓS GRADUÇÃO

UEG – CÂMPUS MORRINHOS

OUTUBRO/2017

"PAI RICO, PAI POBRE"

A obra “Pai Rico Pai Pobre” discorre acerca do planejamento financeiro pessoal e traz um alerta para que os olhos se voltem à inteligência financeira, repassando isso de geração em geração e, desta forma, vários problemas que enfrentamos hoje podem ser resolvidos.

Demonstra como os ricos lidam com a vida financeira e como preparam seus filhos para ela, pregando ser fundamental que recebam educação financeira, com noções de contabilidade e investimentos, que as façam criar uma mentalidade empreendedora.

O livro em si, propõe um jogo educacional onde os participantes iniciam disputando a “Corrida dos Ratos”, onde objetivo é alcançar a pista externa, de alta velocidade, através da assimilação de conceitos de demonstração de renda e balanços financeiros, além de escolhas na compra e venda de ativos e passivos disponíveis no jogo, o que subentende tratar-se da classe média que fica “presa” no empenho de estudar, se formar, ganhar dinheiro, casar, aumentar a sua pretensão financeira para cuidar dos filhos, da família e novamente pregar isso a seus filhos que provavelmente irão  repetir esse ciclo.

Acredita-se que a crítica é justamente neste sentido, pois frisa tal estilo de vida consumerista, onde as despesas aumentam e, seus ganhos, sempre são para cobrir as despesas, sendo que, desta forma, não restará dinheiro para investimentos e, assim sendo, demonstra duas visões acerca do tema.

O Autor demonstra que, os ricos não trabalham pelo salário no final do mês, mas sim, por uma visão mais aprofundada de investimentos e incorporação de ativos. Defende a “alfabetização financeira” que as escolas convencionais não oferecem a seus alunos e que, seria necessário desde logo ensinar e incentivar o que venha ser e a busca de ativos, que gera renda, controlando o seu passivo, que são despesas.

Fica claro que, a classe média, que depende de emprego e concentra passivo em seus balanços financeiros, não consegue acumular recursos, pois, o dinheiro de seu salário se vai em impostos retidos na fonte, com a hipoteca da casa própria, alimentação, vestiário e diversão, além de empréstimos e uso descontrolado do cartão de crédito.

No ponto de vista positivo, é necessário a priorização de ativos, pois os ativos geram renda não trabalhada, na forma de dividendos oriundos de ações compradas em Bolsa de Valores, juros de empréstimos para o governo, títulos públicos, ou para empresas, debêntures, aluguéis de imóveis e royalties de propriedades intelectuais.

A obra traz ainda, diversos conselhos acerca da vida financeira, oferece mais exemplos de como gerar riqueza através de negociações imobiliárias e deixa claro que a geração de riqueza depende de inteligência financeira que possibilite ao seu portador realizar negócios sem necessariamente aportar dinheiro neles.

Segundo a descrição do autor, a educação convencional não prepara as crianças para a vida real e, boas notas e formação acadêmica não bastam para garantir o sucesso de alguém. A diferença está entre ter o controle do próprio destino ou não e que cada um tem a sua escolha. O livro traz lições para controlar o seu destino e tornar-se bem-sucedido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com